Portifolio Da Uta Historicidades 2014

Páginas: 19 (4641 palavras) Publicado: 2 de abril de 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER

Gláucia de Fátima dos Santos Tanholi RU: 802952

















ATIVIDADES DE PORTFÓLIO – HISTORICIDADE


























SANTO ANDRÉ
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER

Gláucia de Fátima dos Santos Tanholi RU: 802952













ATIVIDADES DE PORTFÓLIO – HISTORICIDADE






















SANTO ANDRÉ
2014

SUMÁRIO




1INTRODUÇÃO..................................................................................................3
2 DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA...........................4
3 DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTE.................................12
3.1 INTRODUÇÃO.............................................................................................16
3.2 CONSIDERAÇÕESFINAIS.........................................................................17
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................19
REFERÊNCIAS.................................................................................................20















1 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa apresentar algumas considerações das Metodologias de Arte e História da UTA Historicidade com a intençãode contribuir com o aprendizado de uma futura pedagoga e educadora.
Me levando a pensar e repensar sobre a prática na elaboração de planos de aulas, com base na teoria que a mim foi apresentada.
Na Metodologia do Ensino de Artes abordei os objetivos de uma determinada Instituição de Ensino, onde utilizam de todas e diversas formas as linguagem de Artes onde a mesma trabalha sempre visando o que émais relevante para seus alunos e respeitando sempre as orientações dos PCN.
Na Metodologia do Ensino de História discorre algumas das diversas maneiras de trabalhar o ensino de História com base em jogos de disputa, mostrando que dá para desenvolver um trabalho importante de forma prazerosa para os alunos. 
Vendo a riqueza dos saberes dos quais me deparei na elaboração deste trabalho, espero teralcançado os objetivos que aqui me foi proposto, pois tudo isso levarei como bagagem para minha futura sala de aula.








2 METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTORIA
Atividade aplicada: aplicada p.134

JOGOS E BRINCADEIRAS
Ao estudar os jogos e brincadeiras, muitas vezes ocorrem confusões entre os termos: jogos, brincadeiras e brinquedo, porém, apesar de estarem ligados uns aos outros, cada termo temo seu próprio significado, portanto, antes de mais nada, faz se importante conhecer a definição de cada um deles para que, daqui pra frente não haja mais confusão
Brinquedo:
Partiremos do significado na palavra no dicionário da Língua Portuguesa, em que diz que “brinquedo é o objeto para as crianças brincarem”, aponta também o jogo e a brincadeira como termos relacionados a este.
O brinquedo não éa ação de brincar ou jogar, mas sim o objeto usado para tais fins. Como no caso do xadrez, por exemplo, o jogo é o xadrez, as peça e o tabuleiro são os brinquedos. No caso de uma brincadeira de casinha, o brinquedo seria as panelinhas, bonecas, etc.
Brincadeira:
No dicionário da Língua Portuguesa, essa palavra vem definida como “ato ou efeito de brincar (divertir-se, entreter-se)”. Na definiçãodesse termo é apontada relação com o brincar e com o brinquedo.
Portanto, como fica claro com a definição acima, a brincadeira é realmente é o ato de se brincar, pode ser utilizado brinquedo ou não.
Kishimoto (2005) específica muito bem o sentido de brincadeira:
É a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica. Pode-se dizer que é o lúdico em ação.Desta forma, brinquedo e brincadeira relacionam-se diretamente com a criança e não se confundem com o jogo. (KISHIMOTO, 2005, p. 21)
O brincar é um ato lúdico, portanto livre, sem regras e consequentemente prazeroso. Na brincadeira a criança tem a liberdade de escolher como ela quer brincar, sem se submeter a regras. Através das brincadeiras, a criança aprende bastante explorando o mundo que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portifolio uta historicidade
  • Portifolio uta historicidade
  • Uta historicidade
  • Uta- historicidade
  • Uta historicidade
  • Uta historicidade
  • Uta historicidade
  • Uta historicidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!