PORTIFOLIO Cristina

Páginas: 5 (1028 palavras) Publicado: 24 de maio de 2015










































































SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
2. DESENVOLVIMENTO 04
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 06
REFERENCIA 07

1 introdução
Este trabalho tem como objetivo de mostrar a importancia da valorização do professor que é muitas vezez cheia de signficido, sendo em questão familiar, economica, formação, estrutura.
A formação é considerada como momentode aperfeiçoamento docente, para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. É um dos mecanismos mais importantes para o desenvolvimento da competência docente.
A profissão de professor, como as demais, emerge em dado contexto e momento históricos, como resposta às necessidades que estão postas pelas sociedades.
O professor realiza suas atividades e na visão que a sociedade tem da escola. Éessencial para o desenvolvimento da sociedade e de que a escola é uma instituição imprescindível para que nosso país se desenvolva com qualidade.



2 desenvolvimento.
Muito se fala sobre a valorização dos profissionais de Educação, que é um dos pilares da qualidade de ensino socialmente referencia ao lado do financiamento e da gestão democrática. Falar de valorização implica aprimorar a formaçãoinicial, a formação continuada, a definição de um piso salarial e, também, da carreira do professor. Uma carreira bem estruturada tem uma virtude principal: permite que o profissional de Educação projete o seu futuro, tenha perspectiva de trabalho e de vida.
O professor tem a importância de quem tem a missão de ensinar, de quem compartilha conhecimentos sem muitas vezes ter consciência de quedesempenha uma tarefa pra lá de especial: ajudar a formar cidadãos.Uma das melhores formas de valorizar o professor é dar a ele oportunidades de formação.
A formação do professor é um dos mecanismos mais importantes para o desenvolvimento da competência docente, para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A formação continuada, ao proporcionar desenvolvimento de competências e,sobretudo, a elevação da motivação de preferência em modalidades ou técnicas flexíveis, estará resolvendo o problema do estatuto social dos professores.
É necessário avaliar a relevância dos cursos oferecidos tanto na formação inicial como na continuada em relação à qualidade do ensino. A valorização do trabalho docente depende da confluência de três elementos: a existência de condições de trabalhoadequadas, uma formação de qualidade e um sistema de avaliação que fortaleça a capacidade dos docentes em sua prática.
O professor é o grande protagonista do ensino. Sem a interação dele com os alunos, o processo de aprendizagem não é otimizado. Valorizar um professor é, acima de tudo, saber respeitar o seu trabalho. Reconhecer a importância de seu papel social e profissional, favorecendo e fortalecendoa riação ou execução de leis que garantam seus direitos no exercício de sua função.
O professor tem de ser incentivado a progredir, a criar maneiras de trabalhar que permitam aos alunos melhor aprendizagem, tanto no que se refere ao domínio dos conteúdos curriculares como nos aspectos formativos mais amplos da cidadania. Na medida em que o professor for buscando aperfeiçoamento, isso precisa servalorizado. O plano de carreira deve ainda levar em conta outro aspecto funda- mental para a qualidade de ensino e para a perspectiva profissional do educador. É muito importante que este profissional seja e se se sinta valorizado.
Quanto melhor for o desempenho do professor, melhor será o desempenho do aluno. Outros fatores como escolaridade dos pais, infraestrutura escolar, acesso a materiaisdidáticos também influenciam a aprendizagem, claro, mas a qualificação do professor é o que mais impacta no êxito do aluno.
O desempenho escolar de um aluno é responsabilidade do professor, que deve ser compartilhada pela família e pela escola.
O professor pode proporcionar condições para alargar os horizontes da vida de um aluno, estimulando, o gosto pelo conhecimento. Ele dá para os alunos o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cristina
  • CRISTINA
  • Cristina
  • Cristina
  • Cristina
  • Cristina
  • ana cristina
  • GILMARA CRISTINA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!