PORTIFOLIO 8Semestre

1595 palavras 7 páginas
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. DESENVOLVIMENTO 4

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

REFERÊNCIAS 7

1. Introdução

Na contemporaneidade pensar no exercício profissional cotidiano do Serviço Social é manter o desafio de conhecer e interpretar algumas lógicas do sistema capitalista, especialmente em relação às transformações no mundo do trabalho e sobre as questões da falta de estrutura dos sistemas de proteção social e das políticas sociais.
Faz-se necessário que o profissional do Serviço Social para atuar na realidade do usuário rompa com a rotina institucional/tradicional, e busque avaliar o movimento das demandas para detectar as possibilidades de inovações que podem ser impulsionadas pelo assistente social podendo assim viabilizar os direitos sociais dos usuários.
A década de 1990 apresentou conquistas imprescindíveis para o avanço técnico-acadêmico e políticos para o Serviço Social. Existe um projeto profissional com valores e princípios que se desdobra no Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1993, na Lei da Regulamentação da Profissão de Serviço Social e também na nova Proposta de Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social.
Como as diretrizes desse, projeto estão alicerçadas nas relações sociais dos usuários em diferentes conjunturas, o assistente social deverá romper com a rotina institucional e buscar formular e participar das políticas públicas, bem como atuar na gestão das políticas sociais, ampliando as conquistas democráticas na sociedade brasileira.

2. Desenvolvimento

A sociedade vive um momento em que as desigualdades sociais crescem de maneira acelerada, percebe-se que a manifestação da globalização, juntamente com o avanço da tecnologia, ao mesmo tempo que proporciona a produção de riquezas, produção esta que se concentra nas mãos de poucos, aumentando ainda mais a pobreza da maioria da população.
Observa-se através de jornais, revistas e estatísticas nacionais que

Relacionados