PORTIFOLIO 1 MODELAGEM DE NEGOCIO de TI

931 palavras 4 páginas
Resposta 1
Sim, pois as experiências vivenciadas pelos irmãos Farias contribuem e sevem como incentivo para as MPMOs. Sob as condições de formalização da empresa, uma vez que vimos que a não regulamentação impedi seu crescimento no mercado e investiria em contrações de mão de obra qualificada em cada segmento da empresa. Seria muito importante também investir em marketing para divulgar o negócio e em implementações como objetivo, missão, visão e valores são indispensáveis para alcançar a confiança dos clientes.
Resposta 2
O papel de fato das MPMOs e que têm um potencial para a promoção de competição e de contestabilidade no setor de telecomunicações, desafiando incumbentes que podem apresentar poder de mercado, As MPMOs promovem eficiência em segmentos selecionados da cadeia. Um exemplo importante é o potencial de comercialização dos serviços aos usuários.
Resposta 3
Não, muito pelo contrário a falta de competição no mercado brasileiro é que torna viável as MPMOs inovadoras.
As MPMOs podem continuar viáveis em nichos onde as grandes operadoras não se viabilizam, ou pelos quais não se interessam.
O maior problema que limita o crescimento das MPMOs é o tratamento regulatório.
A inovação tecnológica vem reduzindo as vantagens dos grandes operadores em alguns segmentos, ainda que aumente as vantagens destes em outros segmentos. Um exemplo de serviço que apresenta possibilidade de escala relativamente reduzida é o VoIP, que segundo o FCC (2009)(4) é uma tecnologia que permite a realização de chamadas de voz usando uma conexão à internet em banda larga em vez de uma linha telefônica analógica.
Resposta 4 Os desafios decorrentes do ambiente regulatório brasileiro são os seguintes:
• Acesso limitado a espectro não licenciado para redes Wi-Fi e outras tecnologias WLAN de baixo custo.
• Falta de neutralidade tecnológica, que impede que se desenvolvam soluções de baixo custo, desencorajando a busca de combinações adequadas de preço e qualidade e reduzindo as

Relacionados