portifilio 1 DIREITO E LEGISLAÇÃO EM INFORMÁTICA

664 palavras 3 páginas
...............................................................................................................................

Sistemas da informação – governança de ti

Direito e Legislação em informática
O processo na era digital

..............................................................................................................................
Guarulhos
2015

Direito e Legislação em informática
O processo na era digital

Trabalho apresentado ao Curso Sistemas de informação da Faculdade ENIAC para a disciplina Direito e Legislação em informática.

Guarulhos
2015

1. De acordo com texto, porque os crimes digitais são complexos e difíceis de serem processados?
O grande problema relacionado aos "crimes" digitais é a quase ausência de evidências que provem contra o autor, a inexistência da arma no local do crime. Uma gloriosa invasão a sistema alheio não deixaria nenhum vestígio, arquivos seriam alterados e copiados, e nenhum dano seria prontamente identificado. Um crime perfeito, sem traços, e portanto sem evidências.

2. Quais são as evidências que podem ser consultadas para identificar a invasão de um sistema?
Quando alguém acessa um sistema de computador, é assinalado com um uid, user identifier, identificador de usuário. É por meio desse uid que o sistema terá condições de monitorar a atividade do usuário. Os programas de monitoramento associados ao uid informam, então, todos os arquivos acessados e todos os eventos praticados, sempre relacionando-os ao uid. Em conjunto com o uid, outro dado a respeito do tipo de comunicação com o sistema também é mantido, o chamado port number, número do porto, correspondente a determinado terminal da empresa provedora do sistema.

3. No caso da introdução de um vírus em um sistema, as evidências podem ser consultadas ou serão danificadas? Justifique.
Serão danificadas, por que a vítima não irá notar por algum tempo que seu computador

Relacionados