PORTIFFOLIO DE HISTORIA ANTIGA II

1529 palavras 7 páginas
PORTIFOLIO DE HISTORIA Antiga II
A Ruína do Império Romano
O apogeu de Roma só foi conquistado efetivamente depois de eliminar Cartago. Seu
Principal competidor comercial. No período republicano (509 A.C-27. AC) Roma teve um longo embate com Cartago. Esse episódio conhecido como Guerras Púnicas e durou (246 a 146 A.C). Cartago era uma Cidade localizada no Norte da África, banhada pelo Mar Mediterrâneo; ela era o principal centro de comércio nessa região e começou a disputar os mesmos interesses dos romanos. Depois de totalmente arrasada e incorporada ao comando romano; Cartago passou a ser uma via de acesso que fornecia escravos, marfim, metais preciosos, produtos agrícolas para Roma.
O Exercito de Roma;
O papel desempenhado pelo exército na sociedade romana foi fundamental para que o Império pudesse chegar ao seu apogeu, mas também foi determinante para o declínio e a queda de Roma.
O exercito descobriu sua importância no sistema romano e passou a exigir status e melhores remuneração que o Império não tinha condições de corresponder.
O primeiro aspecto que deve ser descrito é o fato de que no mundo antigo não havia organismos para cuidar das relações entre diferentes nações, povos e impérios, pois as divergências eram resolvidas diretamente por meio de acordos ou guerras.
Os limites e posses de cada povo eram garantidos pela força que cada exército conseguia impor aos inimigos.
Mais do que defender suas fronteiras, o exército possibilitava a conquista de outros povos e, obtendo tal êxito, conseguiam-se mais escravos, terras, novos postos comerciais e riquezas. Isto foi fundamental para o fortalecimento de Roma ,como diz
(Gibson, 2005, p.67).
Nos séculos III e IV, o trabalho dos escravos começou a se tornar antieconômico. Como a maior parte dos produtos consumidos em Roma era importada das províncias, começaram a escassear os metais preciosos. O comércio sofreu uma retração. Uma das causas foi o declínio cultural que contribuíram para a

Relacionados