PORTIF LIO indivi 2014ae78 4ecffbe8867f

1494 palavras 6 páginas
1 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO

1.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O conjunto habitacional, no qual está sendo realizado o projeto de extensão é o Residencial Jardim Primavera, que são casas populares do programa habitacional do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, construídas no setor 08, em Jaru/RO. As moradias são destinadas a famílias inscritas no programa social do município, que mediante sorteio eram para ter sido entregues em novembro de 2013, mas por questão judiciais estão embargadas e a obra não tem data definida para terminar, tendo sido ocupadas irregularmente.

1.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

O Residencial Jardim Primavera é composto por 219 casas populares. As casas são em alvenaria, contem dois quartos, uma sala, uma cozinha e um banheiro, totalizando 05 cômodos (figura 01 e 02).
Como já dito, este Residencial faz parte do Programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”. Estas casas seriam entregues às famílias, que foram inscritas no programa e sorteadas, e mediante um acompanhamento social, para garantir que realmente atende aos requisitos exigidos para participar do Programa, como renda de até R$ 1.600, que estejam residindo em áreas de risco, que não tenha casa própria, entre outros. Porém não foi cumprido, devido a irregularidades. Tendo sido embargada a obra, o que impossibilitou a expedição de licenças para pavimentação, ligação da rede de energia e água.
Mesmo assim, em abril deste ano, as casas foram invadidas pela população carente do município, tanto o Residencial Primavera, quanto o outro Residencial (Jardim Europa), com 394 casas, nas mesmas situações. O que acarretou na ordem judicial de desocupação das casas. A população revoltada fizeram algumas manifestações, como invadir e parar o transito na ponte sobre o Rio Jaru na BR 364 (figura 03), acampar em frente a prefeitura, entre outras, mas os habitantes do Jardim Europa tiveram que desocupar as casas,

Relacionados