Portif lio Grupo 6 Semestre Ci ncias Contabeis

1397 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO

A partir de 1960 tem-se verificado no Brasil uma multiplicação acelerada das empresas estatais. De 1969 até hoje, quase duas centenas d enovas empresas publicas foram criadas. O fenômeno da criação de empresas publicas pode ser visto sob dois ângulos distintos, mas nitidamente complementares: um de natureza econômica e outro de natureza técnico-administrativa.
O objetivo do trabalho aqui desenvolvido é analisar aspectos relevantes do funcionamento e atuação de uma empresa publica a Embrapa – buscando elementos que contribuam para um conhecimento mais teórico e geral sobre esses organismos.

1. Conceito e Explicação do enquadramento da Embrapa na estrutura da administração pública.

Em 1971, como reflexo da nova orientação governamental em relação ao desenvolvimento cientifico e tecnológico, foi nomeada uma comissão com o objetivo de estudar detalhadamente a pesquisa agropecuária brasileira, em seus aspectos institucionais, programáticos, financeiros e de recursos humanos.
A comissão apontou uma serie de fatores considerados de “influencia negativa sobre o rendimento da pesquisa agropecuária brasileira”, são eles:
a) Falta de um corpo técnico de pesquisadores devidamente qualificado e suficiente, em termos quantitativos;
b) Insuficiente do treinamento especializado oferecido no país;
c) Falta de incentivos aos pesquisadores, tanto de natureza salarial como de reconhecimento ao mérito, alem da ausência de um sistema de promoções por merecimento;
d) Inexistência de uma coordenação eficiente das pesquisas agropecuárias;
e) Falta de um sistema de acompanhamento, avaliação e reformulação dos programas de pesquisa;
f) Falta de interpretação econômica dos resultados.

Como resultado das conclusões a que chegou a comissão, foi proposta pelos ministros da Agricultura e do Planejamento e Coordenação Geral a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa

Relacionados