PORTIF LIO GEST O AMBIENTAL

1030 palavras 5 páginas
PORTIFÓLIO

DE

GESTÃO AMBIENTAL

A gestão de resíduos, perigosos ou radioativos, é assunto de extrema importância no contexto internacional, o que se deve principalmente às inúmeras catástrofes ocorridas relacionadas às falhas no seu gerenciamento.
No mundo, os resíduos perigosos são identificados diferentemente entre si,os resíduos perigosos são aqueles que podem ser nocivos, no presente e no futuro, à saúde dos seres humanos, de outros organismos e ao meio ambiente. Estes resíduos podem ser poluidores em potencial do solo, do ar, da água, a curto ou longo prazo. Assim é de grande importância a integridade dos caminhos por onde o resíduo passa, os meios de transporte utilizados, a sua armazenagem temporária, a destinação que lhe é dada e muitos outros aspectos, incluindo a proteção dos operadores que realizam o manuseio destes resíduos. Dependendo do resíduo, do modo como é utilizado e de como foi e é disposto no ambiente.
A quantidade de resíduos perigosos presentes no meio ambiente é muito grande, a Resíduos Perigosos de Fontes Específicas que traz vários exemplos dos perigos conhecidos de alguns resíduos. o que torna complexa a apresentação de uma classificação universalmente aceita, até por que, a cada dia que passa são criadas substâncias que são dispostas pelo homem ao meio ambiente. Os problemas quanto à classificação e quanto ao estabelecimento de valores de concentrações admissíveis prejudicam o estabelecimento de mecanismos legais sobre o assunto. (BRAGA, 2005).
A grande diversidade de substâncias potencialmente tóxicas contribui para a deterioração do meio ambiente. Programas de Gerenciamento de Resíduos Sólidos devem dar enforque principal à redução na geração e resultar em um sistema com características tais que haja adequação do tratamento, transporte e capacidade de disposição dos resíduos não passíveis de redução, com custos compatíveis, de modo a assegurar aos empreendimentos a sua competitividade no mercado. Entretanto, para

Relacionados