Portif Lio Esportes De Lutas Ciclo 1

265 palavras 2 páginas
EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAREL

VANDERLEI ANTONIO BENTO FILHO – R.A. 1173236

ESPORTES DE LUTAS

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Esportes de Lutas como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professora Isis Cristina S. Motta Tocchio.

CLARETIANO CAMPINAS SP
2015
1) Qual a diferença entre lutas e esportes de lutas?
A diferença entre lutas e esportes de lutas se resume da seguinte forma, lutas era usada para defender territórios, luta pela vida e pra se defender em ocasiões de guerras.
Esportes de lutas, por si só já diz, esporte, aonde a pratica exige uma boa forma física e de saúde, para fins de competições com regras.

2) Qual foi a primeira necessidade do surgimento das lutas e como elas foram associadas posteriormente?
As primeiras lutas surgiram por necessidade de se defender seus territórios, e posteriormente como manifestações, guerras, jogos e como pratica de exercício.

3) Qual é a origem do termo “arte marcial”?
A origem do termo arte marcial refere-se as artes de guerra e luta, tendo origem oriental.

4) Qual é o princípio mais importante do tratado de Sun Tzu, considerado o mais antigo tratado de guerra existente, que remonta à turbulenta época dos Estados Guerreiros na China, no século 1º a.C.?
"[...] é melhor ganhar a guerra antes mesmo de desembainhar a espada [...] Muitas vezes, a vitória arduamente conquistada guarda um sabor amargo de derrota, mesmo para os próprios vencedores” (TZU, 2012, p. 9).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LEMOS, Fábio Ricardo Mizuno. Esportes de Lutas. Batatais, SP : Claretiano, 2013.
TZU, S. A arte da guerra. 2. ed. Porto Alegre: L&PM, 2012.

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas