PORTIF LIO DE TRABALHO SOCIOLOGIA

3527 palavras 15 páginas
TRABALHO DE SOCIOLOGIA

EMPREENDEDORISMO URBANO E POLÍTICAS PÚBLICAS

INTRODUÇÃO Veranópolis tem cerca de 23.904 em 2007 habitantes, é conhecida com a Terra da Longevidade, a cidade vem se desenvolvendo rapidamente nas últimas décadas. Usina e Metalúrgicas empregam milhares de funcionários a cada ano, o que provoca o aumento populacional da cidade em ritmo mais acelerado. Mas nos últimos anos existe uma preocupação da adminstração municipal é motivada pelo fato que a pesquisa em 2010, indica uma diminuição na população veranense em relação ao último censo, a diminuição da população é devido ao termino da construção de barragens da Camargo Correia.
Dispõe sobre os incentivos do município ao desenvolvimento econômico, social e industrial, através do programa municipal de desenvolvimento econômico, social e industrial PRODES com o objetivo de implementar os setores produtivos. Comercial, de geração de emprego e incremento fiscal.
No final do século XIX e início do século XX, os empreendedores foram frequentemente confundidos com os administradores (o que ocorre até os dias atuais), sendo analisados meramente de um ponto de vista econômico, como aqueles que organizam a empresa, pagam empregados, planejam, dirigem e controlam as ações desenvolvidas na organização, mas sempre a serviço do capitalista.
Século XVII
Os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo ocorreram nessa época, em que o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos. Richard Cantillon, importante escritor e economista do século XVII, é considerado por muitos como um dos criadores do termo empreendedorismo, tendo sido um dos primeiros a diferenciar o empreendedor (aquele que assume riscos), do capitalista (aquele que fornecia o capital). No Brasil, o empreendedorismo começou a ganhar força na nos ano 1990, na abertura da economia. Com a vinda de produtos

Relacionados