Portifólio teoria economica

Páginas: 6 (1413 palavras) Publicado: 3 de maio de 2013
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO

Introdução
Ao final da segunda guerra o conceito de desenvolvimento econômico começou a ganhar força, significando aimplementação de instituições capazes de harmonizar interesses e práticas econômicas, era a fase de expansão. Neste sentido, uma das características centrais implícitas era a total inconsciência com as repercussões ambientais e de degradação ecológica derivada das atividades econômicas. Não existia, até então, nenhuma preocupação com o meio ambiente.
Ocorreu então a maximização dos recursos naturais,principalmente pelas grandes potências, que estavam a todo vapor de crescimento. Essa impulsão de utilização de recursos foi alavancada pela crise de 30, que impunha o aumento de produção a custos cada vez mais baratos, gerando desemprego, condições de trabalho subumanas, enfim todo tipo de comiseração. Os elementos naturais utilizados e os efluentes gerados ficavam inteiramente à margem da economia.Como o preço é determinado por uma conjunção de custos, escassez relativa e demanda, a abundância era tida como não-valor, não-riqueza. O progressivo aumento de custos gerados pelo sistema econômico era então visto como aumento de riqueza. A compreensão do erro lógico inscrito nessa conceituação é essencial para se perceber como a Questão Natural (ecologia e meio ambiente) ficou à margem daTeoria Econômica, significando a marginalização do meio ambiente e total ignorância dos efeitos dessa degradação.
O desperdício tomou lugar pelo máximo aproveitamento possível, reduzindo drasticamente a degradação. A exploração irracional cedeu lugar ao aproveitamento racional de recursos, não pela consciência ecológica, mas pela pressão econômica.
O desenvolvimento sustentável buscava nessa época,ainda que sob nomenclatura diversa, combinar os mecanismos de correção econômica, com medidas de controle administrativo e sistemas de decisão pactuada entre os diversos atores da sociedade civil: Estado, empresas e organizações não-governamentais. Além disso, surgiu a consciência de que os padrões de consumo dos países desenvolvidos não poderiam ser transplantados para os demais países, sob penade falência do mundo natural. A partir daí, o conceito de desenvolvimento econômico passou a sofrer um intenso processo de revisão, mais ou menos crítico, mais ou menos cauteloso conforme o ambiente intelectual e profissional. A dimensão do conceito alargou-se, e a percepção de que havia nele insertos balizas éticas e políticas fortes. Abandonou-se então o conceito estreito de "desenvolvimentoeconômico" para iniciar a exploração e aplicabilidade do conceito mais amplo de "desenvolvimento sustentável".




DESENVOLVIMENTO

A partir das últimas décadas a questão ambiental tornou-se uma preocupação mundial. Todas as nações do mundo reconhecem a importância da preservação da natureza, principalmente depois de termos sofrido os reveses climáticos decorrentes do desrespeito ao meioambiente, uma vez que mesmo que uma nação não degrade acabará por sofrer as conseqüências das degradações alheias, somos todos sócios dos efeitos da destruição.
Entretanto, a complexidade dos problemas ambientais exige mais do que medidas pontuais que busquem resolver problemas a partir de seus efeitos, ignorando ou desconhecendo suas causas. Não é possível resolver problemas ambientais de formaisolada, de forma que a qualidade ambiental está ligada e condicionada ao processo de desenvolvimento adotado por todas as nações. Desse modo, a questão ambiental deve ser tratada de forma global, considerando que a degradação ambiental é resultante de um processo social, determinado pelo modo como a sociedade apropria-se e utiliza os recursos naturais. Diante dessa constatação, somente mudando a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria economica
  • TEORIA ECONOMICA
  • Teoria economica
  • Teoria Econômica
  • Teoria Econômica
  • Teoria econômica
  • Teoria Economica
  • TEORIA ECONÔMICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!