Portifólio - resumo pcn de lingua portuguesa e história

Páginas: 63 (15520 palavras) Publicado: 24 de abril de 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO

Pedagogia 4° Semestre

PORTIFOLIO-PCNS DE LINGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA.

CARAGUATATUBA
2010
CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO

PORTIFOLIO-PCNS DE LINGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA.

Analise apresentado à disciplina Diferentes Códigos do curso de Pedagogia no Centro Universitário, sob aorientação da Professora M, como exigência para avaliação parcial do 4º semestre de Pedagogia

CARAGUATATUBA
2010

Caracterização da área de história: A História no ensino fundamental

A Assembléia Constituinte e Legislativa instalada após a proclamação da Independência para legar a primeira Constituição do Brasil, iniciou os trabalhos propondo uma legislaçãoparticular sobre a instrução, com o objetivo de organizar a educação nacional. A Constituição outorgada em 1824, que durou todo o período imperial, destacava, com respeito à educação: “A instrução primária é gratuita para todos os cidadãos.” Para dar conta de gerar uma lei especifica para a instrução nacional, a Legislatura de 1826 promoveu muitos debates sobre a educação popular, considerada prementepelos parlamentares.

A Assembléia Legislativa aprovou a primeira lei sobre a instrução pública nacional do Império do Brasil no dia 15 de outubro de 1827, estabelecendo que “em todas as cidades, vilas e lugares populosos haverá escolas de primeiras letras que forem necessárias” A mesma lei estabelecia o seguinte: os presidentes de província definiam os ordenados dos professores; asescolas deviam ser de ensino mútuo; os professores que não tivessem formação para ensinar deveriam providenciar a necessária preparação em curto prazo e às próprias custas; determinava os conteúdos das disciplinas; devem ser ensinados os princípios da moral cristã e de doutrina da religião católica e apostólica romana; deve ser dada preferência aos temas, no ensino de leitura, sobre a Constituição doImpério e História do Brasil.

Os relatórios do Ministro do Império Lino Coutinho de 1831 a 1836 denunciaram os parcos resultados da implantação da Lei de 1827, mostrando o mau estado do ensino elementar no país. Argumentava que, apesar dos esforços e gastos do Estado no estabelecimento e ampliação do ensino elementar, a responsabilidade pela precariedade do ensino elementar era dasmunicipalidades pela ineficiente administração e fiscalização, bem como culpava os professores por desleixo e os alunos por vadiagem.

Admitia se, no entanto, que houve abandono do poder público quanto ao provimento dos recursos materiais, como os edifícios públicos previstos pela lei, livros didáticos e outros itens. Também apontava o baixo salário dos professores; a excessiva complexidadedos conhecimentos exigidos pela lei e que dificultavam o provimento de professores; e a inadequação do método adotado em vista das condições particulares do país. Observar se, nos relatórios do ministro, que o entusiasmo inicial com a instrução popular esbarrava não somente nas condições reais do país, mas no discurso ideológico do governo que dizia estar preocupado em levar a instrução ao povo,sem providenciar, todavia, os recursos para criar as condições necessárias para a existência das escolas e para o trabalho dos professores.

O Ato Adicional de 6 de agosto de 1834 instituiu as Assembléias Legislativas provinciais com o poder de elaborar o seu próprio regimento, e, desde que estivesse em harmonia com as imposições gerais do Estado, caber-lhe-ia legislar sobre a divisãocivil, judiciária e eclesiástica local; legislar sobre a instrução pública, repassando ao poder local o direito de criar estabelecimentos próprios, além de regulamentar e promover a educação primária e secundária. Ao Governo Central ficava reservado o direito, a primazia e o monopólio do ensino superior. Graças à descentralização, em 1835, surgiu a primeira escola normal do país, em Niterói....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO PCN LÍNGUA PORTUGUESA
  • Resumo PCN de Língua Portuguesa
  • Pcn resumo lingua portuguesa
  • Resumo da Historia da Língua Portuguesa
  • Um resumo sobre a história da língua portuguesa
  • pcn de língua portuguesa
  • Trabalho PCN LINGUA PORTUGUESA
  • PCN LINGUA PORTUGUESA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!