Portifólio língua portuguesa

Páginas: 17 (4101 palavras) Publicado: 26 de março de 2011
INTRODUÇÃO

O século 20 foi o século do automóvel. O carro passou a fazer parte da vida do homem em todas as direções: transporte, status, lazer, independência e liberdade. Por isso o carro saiu, no início do século, da idade da pedra lascada para entrar no século 21 na idade do chip.
Na década de oitenta houve necessidade de se adequar o carro a alguns itens essenciais: segurança, trânsito,conforto e meio ambiente. Assim nasceram várias tecnologias e até um programa governamental que contemplasse as emissões atmosféricas de origem veicular. Tudo a partir da constatação de que a grave poluição ambiental verificada nos grandes centros urbanos era causada predominantemente pelos poluentes atmosféricos gerados na queima de combustíveis em veículos automotores.
Em 1986, procurandoviabilizar economicamente e tecnicamente o programa, o Conama criou o Proconve - Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. Objetivo principal: reduzir os níveis de emissão de poluentes nos veículos automotores e incentivar o desenvolvimento tecnológico nacional, tanto na engenharia automotiva, como em métodos e equipamentos para a realização de ensaios e medições de poluentes.O governo estabeleceu, então, os limites máximos de emissão de poluentes dentro de um cronograma específico para três categorias distintas de veículos: veículo leve de passageiros (automóveis); veículo leve comercial (pick-up, van, utilitários, etc) e veículo pesado (ônibus e caminhões). O Proconve foi desenvolvido com a aplicação de tecnologias e sistemas que otimizassem o funcionamento dosmotores para proporcionar uma queima perfeita de combustível e conseqüente redução das emissões, bem como do consumo de combustível. O grande passo veio com a introdução da injeção eletrônica e, depois, com o uso dos catalisadores.
Em 1997, na segunda fase, essas duas tecnologias tiveram que se juntar e foi preciso ainda, acrescentar novos dispositivos, como sensor de oxigênio e outros componentesque compõem a chamada eletrônica embarcada.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 DANOS AMBIENTAIS CAUSADA POR VEÍCULOS NO BRASIL
Os padrões de uso de energia no Brasil, com relação ao consumo final de energia por fonte, estão concentrados em 39% de eletricidade e 35,3% de derivados de petróleo, que contribui com três problemas interligados de poluição atmosférica: o aquecimento global, a poluiçãourbano-industrial do ar e a acidificação do meio ambiente. (BEN, 1999)
A participação dos transportes no consumo final de energia tem apresentado rápido crescimento, passando de 17,9% em 1985 para 21,1% em 1998, contribuindo decisivamente para a degradação ambiental.
A causa mais comum da poluição do ar é a combustão que gera resíduos prejudiciais (sólidos líquidos ou gasosos). A descarga de gases decombustão dos veículos automotores leva ao ar óxidos de carbono (CO e CO2), hidrocarbonetos diversos, alguns considerados cancerígenos, partículas de carbono em suspensão nos gases, produtos químicos vaporizados, entre outras substâncias que podem ser mais ou menos tóxicas.
Dos gases emitidos pelos veículos automotores, 99,9% são inofensivos, mas 1% é altamente ofensivo ao homem e ao meioambiente. Considerando o aumento de veículos nas cidades, este 1% é extremamente significativo.
Dentre os danos ao ambiente e à saúde humana causados pela emissão desses poluentes, destacam-se a acidificação de rios e florestas, ataque aos materiais de prédios, construções, etc., aumento de problemas respiratórios e circulatórios na população que podem levar até a morte pacientes crônicos dessas doenças,perda de bem estar da população como a perda de mobilidade devido aos congestionamentos nas grandes cidades, ou a perda de áreas de lazer, efeito estufa e aquecimento global. É notório que os danos provenientes da poluição atmosférica não se restringem às áreas onde ocorreu a emissão, pois devido a dispersão através das correntes de ar, eles ultrapassam fronteiras.
Portanto, as fontes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portífólio língua portuguesa
  • Portifolio lingua portuguesa
  • portifolio lingua portuguesa novo
  • Portifolio
  • portifolio lingua portuguesa-estagio I
  • Portifólio
  • Língua portuguesa
  • Língua portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!