Portifólio eutrofização

Páginas: 6 (1340 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
[pic]
...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL – MÓDULO SEGURANÇA NO TRABALHO E GESTÃO DE RESÍDUOS.


GLAUCE SIMIONI LOREDO – RA 257552011















PORTFÓLIO I
TRATAMENTO E DESCARTE DE ÁGUA EEFLUENTES
















...............................................................................................................................
Guarulhos
2012
GLAUCE SIMIONI LOREDO RA 257552011



















PORTFÓLIO I
TRATAMENTO E DESCARTE DE ÁGUA E EFLUENTESTrabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade ENIAC, para a disciplina Tratamento e descarte de água e efluentes.


Profª. Mestre Lilian Pavanelli









Guarulhos

2012



[pic]


Introdução


A eutrofização é um processo normalmente de origem antrópica, ou seja, provocada pelo homem, raramente deordem natural, tendo como principio básico a gradativa concentração de matéria orgânica acumulada nos ambientes aquáticos, como mostra a figura 1.


Figura 1: ambiente aquático eutrofizado.
[pic]
Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/eutrofizacao.htm


Alguns fatores impactantes contribuem com a crescente poluição neste ecossistema, como: dejetos domésticos (esgoto),fertilizantes agrícolas e efluentes industriais, diretamente despejados ou percolados em direção aos rios e lagos por exemplo.
Durante este processo a quantidade excessiva de minerais, induz a multiplicação de algas que habitam a superfície da água, formando uma camada densa, impedindo a penetração da luminosidade. Esse fato implica na redução na taxa de fotossintética nas camadasinferiores, ocasionando a falta de oxigênio suficiente para atender a demanda respiratória dos organismos aeróbios, que em virtude das condições de baixo suprimento não conseguem sobreviver, aumentando ainda mais o teor de matéria orgânica no meio, em consequência o número de agentes decompositores também se eleva, atuando na degradação da matéria morta, liberando toxinas que agravam ainda mais a situaçãodos ambientes afetados, comprometendo toda a cadeia alimentar além de alterar a qualidade da água, também imprópria ao consumo humano.
























































Principais causas da Eutrofização


Determinadas ações do homem intensificam o fenômeno de eutrofização, acelerando o seu processo peloenriquecimento da água anormal em nutrientes, como o fósforo e o azoto.
Entre essas ações humanas destacam-se a agricultura e o não tratamento de esgotos, no caso especifico do rio Zêzere, com a retirada dos vegetais plantados no terreno há uma retirada de nutrientes, que é compensada com a utilização de fertilizantes, produtos estes ricos em fósforo e azoto, sendo muitas vezes utilizados emquantidades superiores à capacidade de assimilação dos vegetais.
Devido à desflorestação para a criação de zonas para a agricultura, a capacidade de infiltração no solo diminui. Assim os nutrientes escoam superficialmente pelo terreno até atingirem um curso d’água.
Os esgotos decorrentes da ocupação urbana representam um maior fator de deterioração da água, onde contém elevadasquantidades de azoto e fósforo presentes nas fezes, nos restos de alimentos, nos detergentes e outros produtos das atividades humanas.
Na ausência de interferência humana também ocorre eutrofização, o lago retém sólidos que, ao longo do tempo, se sedimentam, formando uma camada no fundo, os fenômenos de decomposição desse material levam a um aumento do nível de nutrientes da massa da água....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eutrofização
  • Eutrofização
  • Eutrofização
  • Eutrofizaçao
  • Eutrofização
  • Eutrofização
  • Eutrofização
  • eutrofização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!