PORTFÓLIO PEDAGOGIA

1121 palavras 5 páginas
PORTFÓLIO UTA - FUNDAMENTOS DA
EDUCAÇÃO INFANTIL

Polo: Rio Branco do Sul - 2013
DIDÁTICA

Aluna. Angela Maria Teixeira de Lara.
RU: 993165
Turma: Quarta feira.
Tutora: Otilia do Rocio Cumin

1

SUMÁRIO
01

PAGINA 03
INTRODUÇÃO

02

PÁGINA 04
ABORDAGEM– FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
À CRIANÇA

03

PÁGINA 06
CONCLUSÃO

04

PÁGINA 07
REFERENCIAS

2

INTRODUÇÃO.
A educação é um processo continuo que se dá ao longo da vida das pessoas. O mundo hoje vive um período de globalização, onde as muitas informações e transformações são de fácil acesso a todos.
Desta forma todas as pessoas independentemente de suas formas ou possibilidades devem ter acesso a educação de qualidade.
Devemos cada vez mais colocar essa ideia de educação incorporada a sociedade.
O profissional da educação básica, em especial o da educação infantil, tem uma grande responsabilidade, pois trabalham com pessoas em fase inicial de seu desenvolvimento e aprendizagem, estão ainda formando a sua base, sua personalidade e sua comunicação com o mundo. São pessoas que constroem significados e conhecimentos, buscam modelo, imitam, observam e exploram. Enfim são crianças que necessitam de oportunidades para que possam crescer e se desenvolver da melhor forma possível. É preciso que as escolas sejam um espaço de reciprocidade, de escuta, reflexões, descobertas, questionamentos, de respostas e elaboração de boas perguntas. Um ambiente seguro, caracterizado pela confiança mutua.
Precisamos viver e respirar nossos valores mais caros, como: liberdade, ética, democracia, solidariedade e justiça. Elas devem estar presentes em nossas vidas, através de nossas ações e em nossas relações que formam os complexos processos de ensinar, aprender e educar.

3

Abordagem sobre os fundamentos.

Sabemos que a educação e o contexto estão fortemente relacionados. Toda escola e instituição educativa refletem a sociedade onde se encontram desta forma, recebem

Relacionados

  • O rato e o leão
    4755 palavras | 20 páginas