PORTFÓLIO LPL

4752 palavras 20 páginas
PORTFÓLIO - LPL

GÊNERO NARRATIVO

A narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa.
O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo.
Dessa forma, o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura. Esquematizando, temos:
- Apresentação;
- Complicação ou desenvolvimento;
- Clímax;
- Desfecho..
Elementos da Narrativa:
Narrador: O narrador não é o autor da história, é uma voz fictícia que conta os fatos. O foco pode estar na 1ª pessoa do verbo, quando o narrador é um dos personagens e relata suas impressões sobre a história, ou na 3ª pessoa, quando o narrador é uma espécie de expectador junto com o leitor. O narrador quando expresso na 3ª pessoa, pode apresentar a capacidade onisciente de enxergar e perceber fatos e pensamentos dos personagens.
Enredo: É o conjunto de fatos que se sucedem, todo enredo desencadeia-se em conflitos. A ordem início, meio e fim pode ser alterada para impressionar o leitor.
Personagens: Seres ficcionais que vivem enquanto a obra está sendo lida, o personagem pode incorporar na forma humana, animal, vegetal, objetos e coisas abstratas.
As personagens têm muita importância na construção de um texto narrativo, são elementos vitais.

As personagens são principais ou secundárias, conforme o papel que desempenham no enredo, podem ser apresentadas direta ou indiretamente.

A apresentação direta é quando o personagem aparece de forma clara no texto, retratando suas características físicas e/ou psicológicas, já a apresentação indireta se dá quando os personagens aparecem aos poucos e o leitor vai construindo a sua imagem com o desenrolar do enredo, ou seja, a partir de suas ações, do que ela vai fazendo e do modo como vai fazendo.
Espaço: É o lugar onde é dado o acontecimento da história, onde é construído

Relacionados