Portfólio de Cariologia

3159 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE ODONTOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PEDIÁTRICA
CARIOLOGIA

THAÍS CRISTINA BEDRA

PORTFÓLIO

Salvador-Ba, 2014.1

INTRODUÇÃO
A Odontologia moderna não pode limitar-se apenas a identificar “cavidades”, toda e qualquer tentativa de “diagnóstico” da doença cárie em seu estágio mais precoce é válido.
Na disciplina de Cariologia, minha expectativa é de aprender o máximo possível, extrair todo o conhecimento que a disciplina pode me proporcionar. Na prática clínica, a expectativa é ainda maior, visto que esta é uma disciplina que propõe nas aulas práticas o contato aluno/paciente e também abrange todo o nosso conhecimento teórico. A ansiedade é tamanha, o medo existe, apesar de já estar no 6º semestre, a insegurança sempre persiste, mas acredito que nessa caminhada, muitas são as ações que podem ser desenvolvidas e que, com a participação e engajamento de todos, podemos concretizá-las com êxito e sucesso, construindo o conhecimento de forma coletiva. O conceito de cárie é dada por:
A cárie dental durante muito tempo foi, e talvez ainda seja, tratada apenas no sentido mais estrito da palavra (do latim destruição, decomposição) limitando-se o seu tratamento apenas à remoção do tecido cariado e obturação da cavidade decorrente.
Destruição progressiva e localizada dos dentes, principalmente das coroas dentárias; doença infecto-contagiosa que resulta em uma perda localizada de miligramas de minerais dos dentes afetados, causada por ácidos orgânicos provenientes da fermentação microbiana dos carboidratos da dieta, seriam outras definições da cárie. Qualquer que seja a definição de cárie, quando não tratada pode haver progressão culminando com a destruição quase total do dente e levando à infecção da polpa e tecidos de suporte, com sequelas às vezes graves (Burnett.,
1978; Weyne, 1989).
A Cárie dental pode ser tida como uma doença típica do homem civilizado e, de maneira genérica todo o

Relacionados

  • cariologia
    895 palavras | 4 páginas
  • Portfólio Academico de Saude Bucal na Sociedade
    10907 palavras | 44 páginas
  • Concurso
    71525 palavras | 287 páginas