PORTFÓLIO_AULA 01_ LITERATURA PORTUGUESA III: A PROSA SIMBOLISTA.

954 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO UFC VIRTUAL
TURMA 2012.1
NOMES: ANTONIA KALINE VIEIRA SILVA

PORTFÓLIO_AULA 01_ LITERATURA PORTUGUESA III: A PROSA SIMBOLISTA.

Graduação
Agosto/ 2014

Atividade de portfólio _ Aula 01.
Leia a obra “Os pobres”, de Raúl Brandão, (disponível na aula 1) e redija um comentário crítico, de duas páginas, em que explique a relação existente entre os personagens da obra e a crítica existente a respeito da vida humana e de seu valor na sociedade. Não se esqueça de pesquisar sobre as propostas de Raúl Brandão para fazer esta atividade.
O simbolismo de Raul Brandão é marcado pela expressão real do homem e o panorama social e existencial, visto que o uso das sinestesias como forma simbólica marca sua trajetória poética. O seu estilo hipermetafórico, mais próximo da poesia do que do romance, e seu modo peculiar de ficcionista o tornou o mais importante prosador do simbolismo português, sendo quem melhor realizou a prosa simbolista.
Na obra "Os pobres” de Raul é evidente a tragédia da condição humana em meio a sociedade. A questão da fragmentação do individuo e seus elementos, nada mais é do que um emaranhado de fragmentos misturados formando um ser único. A narrativa se torna embaralhada devido ao conflito de vozes de diferentes personagens em espaço e tempos distintos, sem assim ter um único narrador.
Nessas micro-partes é notória certa independência, é mesmo um enxurro de fatos e acontecimentos sem uma cronologia exata, porém, ao final torna-se coeso o enredo da narrativa multifacetada de Brandão. O meio social dos personagens é tão caótico quanto as suas identidades frente à existência e não os iguala no contexto social. Dai toda a problemática em forma de drama/novela.
Os personagens em suas desgraças constituem o enxurro humano de pobres sonhadores, vagabundos, filósofos, criaturas fadadas à ruína (prostituição e violência), miséria (pobreza) e ao

Relacionados