Portfolio1 - fund. so

423 palavras 2 páginas
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE A EAD
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

PORTFÓLIO 01 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Guarulhos
2011

PORTFÓLIO 01
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Trabalho apresentado ao curso de SISTEMAS DE INFORMAÇÃO da faculdade ENIAC para a disciplina de Fundamentos de sistemas Operacionais
Prof.: Denilson Caraça Peramos

Guarulhos
2011
Respostas

1. Quando um programa de usuário faz uma chamada para ler um arquivo em disco, precisa ser bloqueado (suspenso) até que haja dados para ele. E no caso da escrita, quem chama precisa ser bloqueado aguardando o final da transferência para o disco? Explique.

Sim, ele bloqueia até que o processo esteja totalmente pronto, pois não se pode modificar um processo enquanto ele esta sendo transferido para o disco.

2. Os processos em execução são carregados na memória em três segmentos: texto, dados e pilha. Qual é a finalidade do segmento de pilha em uma chamada ao Sistema Operacional?

A pilha tem a finalidade de interromper ou não o que o processador executa, controlando o pedido das funções do SO.

3. Um processo pode estar pronto, executando e suspenso. Quatro transições foram identificadas: pronto para executando e vice-versa, executando para suspenso e suspenso para pronto. Duas transições não foram consideradas. Uma ou ambas não consideradas poderiam ocorrer, por quê?

Suspenso para executando: Não é possível o sistema passar de Suspenso para Executando porque estará pulando um processo (Pronto) necessário para Execução. Pronto para suspenso: Sim é possível pois pode haver o fechamento ou cancelamento do processo.Causando assim a suspensão da transição.

4. Escalonamento de processos significa troca de contexto, a troca de contexto é uma operação cara para a CPU, por quê?

Porque a troca de contexto é a execução de vários processos ao mesmo tempo, utilizando total

Relacionados

  • 0 Equity premium
    18118 palavras | 73 páginas