portfolio piaget e vigotsky

Páginas: 8 (1762 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015


1. INTRODUCÃO.................................................................................................4

2. PERPECTIVAS DA EDUCAÇÃO....................................................................6

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................10REFERÊNCIAS................................................................................................12






















INTRODUÇÃO

O presente trabalho elaborado teve como o foco principal observar e investigar a importância dos pensadores na história da educação.
Jean Piaget (1896 - 1980) foi um teórico da educação e psicólogo suíço, considerado um dos maiores no segmento da educação no século 20. Foi o fundador da epistemologia genética, cujo estudo central é ainvestigação da gênese e desenvolvimento psicológica do pensamento humano.
Lev S. Vygotsky , professor e pesquisador foi contemporâneo de Piaget, e nasceu e viveu na Rússia, quando morreu, de tuberculose, tinha 34 anos. Professor dedicou-se nos campos da pedagogia e psicologia. Deu várias palestras em escolas, e faculdades sobre pedagogia, psicologia e literatura. Partidário da revolução russa sempreacreditou em uma sociedade mais justa sem conflito social e exploração. Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social.
E possível constatar que a educação infantil e a primeira etapa da educação básica, e tem comosua principal finalidade o desenvolvimento pleno de todas as crianças, até os 6 anos de idade, tanto nos aspectos físicos, psicológicos, intelectual e sociais.
Entendemos assim a educação; algo sempre presente em nossas vidas, mesmo quando não a percebemos no amontoado de fazeres e saberes do cotidiano. Ela está na voz da mãe que acalanta e na mão do avo que ajuda a criança a segurar a colher eleva-la a boca. E assim e porque a pratica do fazer-se homem dá-se pelo gesto, jogo, pela palavra, pela mediação de outros homens, entre risos e choros, silêncios, cumplicidades, desigualdades. A educação e expressão do humano.
Piaget e Vygotsky tem pontos de vista diferentes também quanto a função da brincadeira no desenvolvimento infantil. Para Piaget, o jogo simbólico e parte de uma funçãofundamental do processo cognitivo da criança, à função simbólica. Para Vygotsky, a brincadeira tem papel fundamental no desenvolvimento do pensamento da criança.
Atualmente, podemos observar que a escola e vista como sendo um espaço que desempenha o ato de cuidar e educar que são duas coisas extremamente interligadas.
É importante que todos os professores tenham consciência que esses aspectos sãoessenciais e devem ser trabalhado de maneira que possa fazer a diferença na vida de cada uma das crianças que estão em suas mãos. E a cognição que diferencia o ser humano das demais seres vivos, cognição que se constrói seguindo uma ordem de fases, estágios que e sempre o mesmo em todos os indivíduo.

























AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO

Piaget, a visão interacionista e construtivista,ele se dedicou-se plenamente a compreender o desenvolvimento do raciocínio logico da criança, focando no desenvolvimento de um saber inferior para um saber produtivo que e a teoria epistemologia genética. A epistemologia genética busca a possibilidade de produzir um entendimento inferior e mais pobre para um saber mais rico em concepção e extensão. O processo de desenvolvimento da cognição,abrange as diferentes atividades da mente humana, memoria, percepção, imagem mental, raciocínio; surge de pessoas meio físico social e mental, que não há inteligência inata, é construída através da interação.
O construtivismo Piaget ano exemplo; a passagem de um nível menor conhecimento para um maior conhecimento, ao mesmo tempo que um sujeito constrói o objeto, constrói a si mesmo, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • piaget e vigotsky
  • Piaget e Vigotsky
  • Piaget e vigotsky
  • Piaget e vigotsky
  • Vigotsky, Piaget e Gardner
  • Diferenças entre vigotsky e piaget
  • Artigo Do Piaget E Vigotsky
  • Semelhanças e diferenças entre Piaget e Vigotsky

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!