PORTFOLIO LIBRAS

Páginas: 7 (1706 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
CLÉSIA DE SOUZA SILVEIRA RU:768369 TURMA: 2013/05





PORTFÓLIO - EDUCAÇÃO ESPECIAL












POÇOS DE CALDAS
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
CLÉSIA DE SOUZA SILVEIRA RU:768369 TURMA: 2013/05





PORTFÓLIO - EDUCAÇÃO ESPECIAL



Trabalho de conclusão apresentado a UTA – Corporeidade e Inclusão do curso de Pedagogia a Distância doCentro Universitário Internacional Uninter.
Tutor Local: Ana Maria dos Santos
Centro Associado: PAP Poços de Caldas, M.G.







POÇOS DE CALDAS
2013
SUMÁRIO

Introdução ...................................................................................................... 04
Desenvolvimento ............................................................................................ 05
Conclusão...................................................................................................... 10
Bibliografia ...................................................................................................... 11





















INTRODUÇÃO

A língua é um código desenvolvido para a transmissão de ideias, pensamentos e interação entre os indivíduos sendo aceito e pertencendo atodos os membros de uma comunidade, um indivíduo sozinho não é capaz de criá-la ou modificá-la, em razão dos costumes, das gerações, de processos políticos, dos avanços sociais e tecnológicos, uma língua evolui, transformando-se historicamente. É através da linguagem que a sociedade eterniza suas historias.
Assim como em idiomas falados temos a comunicação através da língua de sinais podendo serclassificada como um código dos surdos, se a linguagem é a capacidade de expressar nossos sentimentos então onde há comunicação, há linguagem. A língua de sinais é natural e complexa como a linguagem oral, dispõe de recursos suficientes permitindo aos seus usuários se expressar em qualquer situação, a língua de sinais é adaptada a capacidade de expressão dos surdos.
Neste Portfólio seráabordado a importância da Língua Brasileira de Sinais, seus principais conceitos, a Declaração de Salamanca, a situação do surdo perante a inclusão, estas atividades são referentes a paginas 26 e 89 do livro de Libras organizado pela Universidade Luterana do Brasil.













DESENVOLVIMENTO

Atividade pagina 26:

Apesar da língua de sinais ter sido reconhecida como uma língua natural são comunsequívocos durante os primeiros contatos, as preocupações com a linguagem não pode limita-la. O termo linguagem deve ser compreendido como qualquer forma de comunicação humano ou não, natural ou artificial.
Uma primeira divergência sobre o assunto surgiu na Grécia: a linguagem é natural aos homens (existe por natureza) ou é uma convenção social? Se a linguagem for natural, as palavras possuem umsentido próprio e necessário; se for convencionais são decisões consensuais da sociedade, e nesse caso, são arbitrarias, isto é, a sociedade poderia ter escolhido outras palavras para designar as coisas. [...]
Então concluí que linguagem natural é todo e qualquer tipo de linguagem que é desenvolvida com espontaneidade. Toda língua natural tem suas propriedades:
Versatilidade e Flexibilidade –onde é permitida a expressão de emoções e sentimentos; Criatividade e Produtividade; Arbitrariedade e Padrão. A língua de sinais é viso espacial, utiliza a visão e o espaço.
A Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, reconhece e oficializa a língua de sinais brasileira, na comunidade surda brasileira libras é reconhecida como a primeira língua.
Para estudar libras é necessário ter algumas informaçõesbásicas como o sistema de transcrição de libras a libras é uma língua gestual visual com características próprias, a datilologia, é sum sistema com configuração de mãos que representa as letras do alfabeto da língua portuguesa, e o sinal pessoal que é dado a qualquer pessoa em forma de batismo, sempre que esta for se apresentar a um surdo ela soletrara seu nome e depois apresentara seu sinal....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portfólio de libras
  • Portfólio de Libras
  • PORTFOLIO DE LIBRAS
  • Atividade de Portfolio Aula 2 LIBRAS
  • Libras
  • Libras
  • Libras
  • libras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!