PORTFOLIO INDIVIDUAL ABEL VINIC US BATISTA SICUPIRA

1425 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO

Vivemos indiscutivelmente, em uma era de informações associadas as imagens. O uso de imagens se tornou uma das ferramentas mais utilizadas pelos professores de historia para efetuar seu trabalho, tanto em pesquisas como no dia-a-dia em sala de aula. Mas saber manipular uso de imagem visual em historia deve ir alem de uma simples ilustração das aulas ou para meras discussões.
Segundo Jhon Berger (critico de arte, historiador e romancista), o olhar chega antes da palavra, ou seja, os seres humanos, antes de aprender a falar, comunicam-se pela visão. Assim, olhar é um ato de escolha. A percepção de qualquer imagem é afetada pelo que sabemos ou pelo que acreditamos. Com isso pode-se entender que toda imagem incorpora uma forma de ver. No processo pedagógico com o uso de imagens deve-se avaliar a importância da influencia ideológica que as aplicam, em que o próprio processo de cognição e codificação da historia seja o viés pelo qual os alunos enquanto sujeitos do conhecimento, entendam que também são atores sociais e tomem consciência de seus atos. Conhecer é ter capacidade de estruturar, relacionar, organizar, sistematizar as informações que se teme perceber como essas relações estruturam a realidade. As atividades de aprendizagem assim como os objetivos das aulas, não podem se resumir a reproduzir conhecimentos para apenas memorizar e depois repetir. Todo conhecimento deve ser pensado no sentido de sua redescoberta ou redefinição. Para isso, faz-se necessário trabalhar dialeticamente, construindo o conhecimento numa relação entre professor, aluno, objeto e realidade.
Os alunos agregam as suas vidas os valores e explicações passadas em sala de aula, por isso, é função do professor fornecer estímulos ou significados que farão os alunos lembrar ou silenciar quanto aos fatos, eventos históricos, imagens marcantes, processos. Algumas das informações e questões históricas, adquiridas de

Relacionados