Portfolio individual - 3º semestr

Páginas: 12 (2928 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Universidade Norte do Paraná

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
LUIS VICENTE NETO

PORTFÓLIO – ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL

São Paulo
2012

LUIS VICENTE NETO

PORTFÓLIO – ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR– Universidade Norte do Paraná, para Produção Interdisciplinar.
Professores: Polyanna P. Gomes Fabris
Márcio Chiaveli
Roberto Nishimura
Merris Mozer


São Paulo
2012

SUMÁRIO

2 INTRODUÇÃO
3 OBJETIVO
4 DESENVOLVIMENTO
5 CONCLUSÃO
6 REFERÊNCIAS

2 INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão apresentados os conceitos de FIFO e LIFO em listas lineares e todas as suascaracterísticas (apontadores, ordens para inclusão, exclusão etc), será definido também os conceitos de alocação (simplesmente encadeada, duplamente encadeada etc).
Em relação a banco de dados, serão apresentados os conceitos das propriedades ACID de uma transação, como utilizar um banco de dados relacional com programação orientada a objetos, qual o significado de ORM (Object Relational Mapping).
Seráapresentada também uma pesquisa sobre ferramentas para se fazer ORM. E por fim, será apresentada através de diagrama de classe o conceito de herança e polimorfismo.

3 OBJETIVO

Neste trabalho, o objetivo será aumentar a gama de conhecimentos em relação aos assuntos propostos.

4 DESENVOLVIMENTO

Para que os sistemas desenvolvidos possam ter uma boa base de tecnologia, alguns conceitos sãoaplicados, conceitos esses que auxiliam os desenvolvedores e analistas. Para o desenvolvimento desta atividade foi realizada uma pesquisa sobre as diretrizes abaixo:
4.1 Lista Lineares
LIFO - Em ciência da computação, LIFO (acrônimo para a expressão inglesa Last In, First Out que, em português significa último a entrar, primeiro a sair) refere-se a estruturas de dados do tipo pilha. É equivalentea FILO, que significa First In, Last Out .
O conceito de pilha é amplamente utilizado na informática, como, por exemplo, durante a execução de um programa, para o armazenamento de valores de variável local a um bloco e também para conter o endereço de retorno do trecho de programa que chamou a função ou procedimento atualmente em execução.
Utilizam-se os termos push e pop para denominar ainserção e remoção de elementos da pilha, respectivamente. Usa-se o termo top para consultar o elemento do topo da pilha, sem o remover.
Uma pilha é uma lista linear na qual o primeiro elemento a entrar é o último elemento a sair. Ela possui apenas uma entrada, chamada de topo, a partir da qual os dados entram e saem dela (Figura 1).
Ex. Ao se guardar um prato dentro do armário, nós o colocamos sempreem cima da pilha que lá existe, e quando vamos retirar algum prato, também retiramos o último prato que foi colocado na pilha.

Figura 1
FIFO - Em Ciência da Computação, FIFO (acrônimo para First In, First Out, que em português significa primeiro a entrar, primeiro a sair) refere-se a estruturas de dados do tipo fila. Tem uma estrutura diferente da estrutura de uma LIFO (que significa Last In,First Out, as pilhas).
As listas são amplamente utilizadas em programação para implementar filas de espera. Em uma fila de tipo FIFO os elementos vão sendo colocados na fila e retirados (ou processados) por ordem de chegada. A idéia fundamental da fila é que só podemos inserir um novo elemento no final da fila e só podemos retirar o elemento do início.
Como exemplo de aplicação para filas,pode-se citar a fila de processos de um sistema operacional. Nela, é estabelecido um tempo a ser usado por cada um dos processos. Se durante a execução de um processo o tempo passa de a , este é posto na fila e o processo seguinte é executado. Se o processo seguinte não terminar de ser executado no tempo , ele é posto na fila e o processo subsequente é executado, e assim por diante até todos os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portfolio individual 3º semestre
  • Portfolio individual 3º semestre
  • UNOPAR
  • Portfolio individual unopar 3º/4º
  • Portfólio individual 3º período unoparvirtual
  • Portfólio atividade interdisciplinar individual 3º semestre
  • produção textual interdisciplinar individual 1º, 2º e 3º semestres
  • Portfólio individual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!