PORTFOLIO INDIVIDUAL 2015

1754 palavras 8 páginas
1 INTRODUÇÃO
A educação nos anos iniciais é muito importante, pois de acordo com Vágula (2009, p. 38) é exatamente esse o momento de contribuir para a formação de hábitos, valores e costumes que quando internalizados de maneira significativa tendem a ser incorporados nos anos seguintes e até a fase adulta. E sem dúvida alguma a educação é parceira íntima da criatividade. A criatividade para os autores, cujos textos foram analisados nesta atividade compreende uma potencialidade inerente ao ser humano. Portanto, o objetivo deste estudo é o de analisar dois textos que discutem a criatividade, para então dissertar sobre o ato de criar amparados na contribuição teórica desses autores. Em seguida dispôs-se a apresentar uma ação no espaço educacional através de um projeto interdisciplinar sobre a água.
Desse modo, a linguagem, a matemática e o meio ambiente serão articulados para um aprendizado pautado na criatividade e na produção dos alunos em torno do tema água. A produção deste, não trata apenas da transmissão de conceitos e sim produção de conhecimento.
Tal estudo justifica-se pela pertinência desse tema tão atual que é a água e a questão da criatividade na prática docente, pois o processo pedagógico compreende um criar e recriar diário na busca do conhecimento.
O tema eleito para a intervenção relaciona-se diretamente com assuntos de grande importância que é a relação entre a criatividade na prática docente e a interdisciplinaridade num projeto sobre a água
Para tanto, servimo-nos de pesquisa bibliográfica no livro de Ostrower (1977) e no artigo científico de Nunez & Santos (2012), além de se servir ainda de alguns apontamentos de Vágula (2009) sobre a questão didática nos anos iniciais.
Enfim, tal proposta de produção individual permitiu um encontro maravilhoso com a discussão sobre a criatividade humana, suas potencialidades e efeitos no agir diário dos indivíduos, principalmente aqueles que

Relacionados