PORTFOLIO EDUCACAO INCLUSIVA

679 palavras 3 páginas
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
HISTÓRIA
lORENNA RUIZ
A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica

Umuarama
2014
A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica
Educação Básica
A formação dos professores e o desenvolvimento desses profissionais são condições necessárias para que se produzam práticas integradoras nas escolas. E, para que isso ocorra de forma positiva, é preciso uma melhoria na formação de professores para atender aos alunos da inclusão. Bezerra & Silva (2012) assinalam que as políticas de inclusão implementadas no Brasil não são suficientes para a realidade que se apresenta. O acesso à escola não pressupõe formação de qualidade, apenas assegura a inserção do aluno. Entretanto, nos últimos anos, ocorreram avanços importantes no campo da formação de professores no Brasil. A legislação foi um dos marcos iniciais para que ocorressem essas mudanças. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/69) teve como o principal objetivo, iniciar o processo de mudanças em todos os níveis da educação. Em seu capitulo VI, em que a LDB trata da formação de professores, destrinchando em sete artigos os fundamentos metodológicos, os tipos de modalidade de ensino, as instituições que são responsáveis pelos cursos de formação de professores.
Resumo
A educação inclusiva necessita de profissionais dispostos a enfrentar desafios diários, pois a demanda pela sensibilidade dos envolvidos é muito maior. É necessário ter a formação adequada, mas acima de tudo estar disponível. A dificuldade em lidar com a diferença é histórica, e está, portanto impregnada em nossa psique. A dissolução dos preconceitos inerentes ao dia-a-dia da educação como um todo.
Educação Inclusiva
O direito a educação é direito de toda criança, adolescente ou adulto, seja ele qual dificuldade tiver. E a constituição afirma isso, que todos somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. E a educação inclusiva

Relacionados