PORTFOLIO DIDATICA 2013

4502 palavras 19 páginas
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTER
ELISABETE SERAFIM

PORTFÓLIO

CURITIBA PR
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTER
ELISABETE SERAFIM

PORTFÓLIO
UTA – DIDÁTICA

Portfólio apresentado à disciplina de Pesquisa e Prática Profissional – Magistério/Normal de Nível Médio. Para o Curso de Pedagogia à distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

CURITIBA – 2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. CURRICULO ESCOLAR
3. DIDÁTICA
4. FORMAÇÃO DE PROFESSORES
5. PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL - MAGISTÉRIO NÍVEL
MÉDIO
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
7. REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO

O presente Portfólio pretende registrar os resultados de uma pesquisa e de uma experiência vivida e efetivada pela aluna Elisabete Serafim que, atualmente está cursando Pedagogia a Distancia pela Faculdade Internacional de Curitiba. Essa pesquisa se torna de suma importância para o que o futuro pedagogo possa adquirir maior conhecimento da realidade vivida no espaço da escola. Esses resultados foram adquiridos através de várias pesquisas com materiais didáticos nas aulas e também no espaço escolar como um todo. Relatando na íntegra a visão de educação pedagógica, comparando dados relatados por professores com a realidade do mundo em que vivem, sintetizando sobre a profissionalização docente no Brasil, tais quais, as tendências atuais de formação e profissionalização frente aos novos desafios. Trazendo a tona à formação continuada, suas condições de trabalho, carreira docente, valorização do profissional da educação e quais principais problemas esses profissionais enfrentam nos primeiros anos de sua prática docente.
Abordarei também os princípios orientadores da didática na perspectiva da sistematização coletiva do conhecimento. Trazendo assim um bom entendimento do papel dos professores na sociedade, bem como a construção de uma identidade docente, a fim de aprimorar o seu

Relacionados