portf lio1 fundamentos de literatura

732 palavras 3 páginas
Universidade Federal do Ceará

Aula 01: Introdução ao conceito de literatura
A literatura pode ter seus vários “significados” mas tudo se resume à imaginação que o autor e o leitor dão a história. É como se o mundo real ganhasse uma nova dimensão onde tudo fosse possível.
Eu não classificaria nenhum livro de “subliteratura” como vimos no conteúdo disponível no Solar, pelo simples fato de que o gosto é algo indiscutível. Por exemplo, eu não sou a favor da literatura de Dan Brown quando ele se opõe às leis da Igreja Católica. O Código Da Vinci critica a Igreja e ainda julga algumas coisas escritas na bíblia, como os 12 apóstolos no quadro de Picasso, alegando que há uma mulher entre os apóstolos que seria Maria Madalena, mas para alguns esse é o típico cenário literário em que os autores deviam se basear. Em contrapartida, os livros da série de Harry Potter, da J.K. Rowling que são tidos por subliteratura por alguns grandes literários, eu os considero nada além do que a mais autêntica forma da literatura, pois instiga a imaginação criando mundos e situações diferentes do nosso cotidiano. Ninguém é obrigado a concordar com comigo, mas o que eu tenho por literatura é isso.
A literatura não passa de uma manifestação artística, então julgar que uma obra de um autor é literatura barata só por não seguir os padrões dos autores do tempo do renascimento ou iluminismo, por exemplo, seria algo totalmente errado, pois as obras dele são a manifestação artística dele, é a imaginação dele fluindo e se transformando em algo para entreter e dar mais vida à vida dos leitores.
Segundo o site Só Literatura: “O que é literatura?” é antes de tudo uma pergunta histórica. O que conhecemos por literatura não era o mesmo que se imaginava há, por exemplo, duzentos anos quando, na Europa, o gênero literário “romance” começou a se desenvolver graças ao desenvolvimento dos jornais, que possibilitou uma maior divulgação do gênero, mudando o que se entendia a respeito do assunto.” Como

Relacionados