Portf Lio UTA Fundamentos Da Educa O FASE 2

2276 palavras 10 páginas
2/14

Prezado(a) coordenador(a) e tutor,

A UTA FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, Fase 2 está composta pelas disciplinas de “Fundamentos Filosóficos da Educação” e “Ética e Educação” que enfatizam especificidades relativas aos fundamentos teórico-práticos alicerces da educação. Portanto, são disciplinas de cunho teórico de extrema importância para a compreensão de situações cotidianas ocorridas na escola.
Para tanto, neste documento, propomos sugestões de atividades - para compor o Portfólio, que podem ser desenvolvidas junto aos alunos dos cursos de Pedagogia de forma presencial, no polo, com o intuito de socializar seus conhecimentos sob a supervisão e avaliação do tutor e da coordenação do polo.
As reflexões realizadas nessas atividades serão de grande importância para a ampliação do conhecimento quanto à formação e prática pedagógicas efetivadas na medida em que os(as) alunos(as) as conheçam progressivamente.
A aprendizagem desenvolvida ao longo do curso nessas disciplinas contribuirá significativamente na formação do futuro profissional da educação.
O tutor ou o coordenador do polo poderão selecionar dentre as atividades abaixo apresentadas a que mais se adequar à realidade local.
Para melhor organização desse documento, dividimos em duas partes:
 PARTE A - Proposta de Atividades a ser desenvolvida para a disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação e Ética e Educação.
 PARTE B – Orientações e detalhamento sobre as atividades propostas:
Apresentação de pesquisa em forma de Pôster, Estudo de textos e
Mapa conceitual.

3/14

PARTE A

Proposta de atividades a serem desenvolvidas para as disciplinas de
Fundamentos Filosóficos da Educação e Ética e Educação.
Quadro 1 - Proposta de atividades para disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação.

DISCIPLINA

ATIVIDADES

CONTEÚDOS PARA OS ESTUDOS

1ª) Apresentação em forma

a) A filosofa e a busca da verdade.

de Pôster

b) O naturalismo.
c) O positivismo.

Tema: Correntes filosóficas

d) O materialismo dialético.

Relacionados