Portf lio ROBERTA

3778 palavras 16 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO bacharelado em administrAÇÃO

ROBERTA NEVES SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Cachoeiro de Itapemirim - ES
2015

ROBERTA NEVES SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado às disciplinas Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem; Homem, Cultura e Sociedade; Comportamento Organizacional.

Prof: Marcio Ronald Sella
Prof: Grace Botelho
Prof: Karem H. Manganotti
Prof: Suzi Bueno
Prof: Antonio Lemes Guerra Jr Prof: Wilson Sanches Prof: Maria Elisa Pacheco Prof: Edson Elias de Moraes

Cachoeiro de Itapemirim - ES
2015
INTRODUÇÃO
Este artigo trata da transição do "fordismo" ao "pós-fordismo", ou seja, daprodução em massa para a produção flexível, e das mudanças no mundo do trabalho. Dentre essas transformações temos o aumento do desemprego e do trabalho informal, além da expansão do emprego no setor de serviços. O que proponho demonstrar é que características do fordismo passam a ser verificadas, no mercado de trabalho atual, no setor de serviços e no setor informal da economia; para usar conceitos de Bauman, determinadas características da modernidade sólida passam a fazer parte da modernidade líquida, mas em outros setores que não mais o da indústria. Fordismo, taylorismo, toyotismo, mercado de trabalho, flexibilização do emprego, trabalho informal e setor de serviços.

DESENVOLVIMENTO Com o avanço do sistema capitalista, o início do século XX foi um período de intensas alterações no sistema produtivo. As principais mudanças focaram na relação do trabalhador com o objeto, e foram desenvolvidas por Frederick Taylor – com o taylorismo - e Henry Ford- com o fordismo. Frederick Winslow Taylor

Relacionados