Portf lio Mercado de Luxo no Brasil

1239 palavras 5 páginas
1-Mercado de Luxo no Brasil.
Na economia brasileira, o mercado e o consumo de bens de luxo têm crescido muito, sobretudo a partir da entrada no novo milênio, cada dia mais, caminhando no sentido de fazer parte do cotidiano dos consumidores de renda elevada.
Em 2008, pesquisa realizada pelo Instituto Target Marketing apresentou projeções de que as classes sociais pertencentes ao topo da pirâmide social teriam um consumo de bens de luxo de aproximadamente R$ 692,3 bilhões, sendo que, naquele ano, de acordo com dados do IBGE (2007), o consumo per capita do brasileiro estava em torno de R$ 10.550,00 (IBGE apud CARVALHO, 2008).
Nesta perspectiva, quais os fatores que contribuem para o crescimento do consumo de bens de luxo no Brasil? Será que a inovação, seja está em produto ou serviço tem peso neste processo, que tende a aumentar significativamente? Assim sendo, este estudo tem como objetivo principal compreender o papel das estratégias de inovação dentro do segmento de luxo brasileiro, destacando sua contribuição para a maximização do desempenho do setor.
Generalidades sobre o luxo
Nas considerações sobre o objeto de estudo desta pesquisa, vale destacar que o luxo não é privilégio das sociedades modernas e abastadas. Desde o período Paleolítico, época de nenhum rigor material, os homens já cultivavam algum tipo de luxo, seja ele o gosto por adornos, tatuagens ou festas (LIPOVETSKY apud BARBOSA, 2004).
D’Angelo (2004) se refere ao luxo no tocante à questão espiritual, visto que os povos primitivos adornavam-se em celebrações sagradas (saudações aos deuses) ou por motivos tribais (pertencer a um determinado clã), realizando rituais de oferenda e reverência. Observe-se, portanto, que desde a Antiguidade, já existiam discussões sobre o luxo. Os filósofos gregos, Platão, Aristóteles e Sócrates, e também os romanos, Cícero e Sêneca, já refletiam sobre o luxo, condenando-o, pois se tratava de pecado, corrupção, representando a maior manifestação do desejo

Relacionados

  • Plano de negîcios
    26661 palavras | 107 páginas