Portf Lio LUTAS Karate E Jiu Jitsu

Páginas: 5 (1145 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2015

Disciplina: LUTAS
Tarefa: 13ª semana
Nome: Wander Venerio Cardoso de Freitas
RA: 1180518
Turma: DGEF1501TGTRO
Parecer do Tutor:


O Karate e Jiu Jitsu na prática no ensino de lutas

“As lutas quando trabalhadas de forma coerente e responsável evidenciam seus benefícios e características no decorrer das atividades proporcionadas, assim cabendo ao professor de Educação Física trabalhar osaspectos da autonomia, criticidade, emancipação e a construção de conhecimentos significativos, assim construindo de forma pedagógica um conjunto de conhecimentos tematizados” (NASCIMENTO e ALMEIDA, 2007). Assim sendo, quero nesse texto abordar teoricamente de forma sucinta duas artes marciais, uma de origem nipônica, o Karate, e a outra com origem no solo tupiniquim que é o Jiu Jitsu. Descrevereium pouco sobre suas origens, tradições, histórias, filosofias, técnicas, etc. Segundo os PCN´s é preciso: “compreender e utilizar as técnicas para a resoluções de problemas em situações de luta (técnica e tática individual aplicadas aos fundamentos de ataque e defesa); vivência de atividades que envolvam as lutas, dentro do contexto escolar, de forma recreativa e competitiva” (BRASIL, 1998: 97).
OKarate (caminho da mão vazia) é uma arte marcial japonesa desenvolvida a partir do kenpō chinês, em particular o kung-fu da China meridional. Arte marcial predominantemente de golpes, tais como: chutes, socos, joelhadas, cotoveladas, bloqueios de articulações e golpes com a palma da mão aberta. Dependendo do estilo também são ensinados lançamentos e golpes em áreas vitais. Quem pratica karate édenominado "carateca" ou "karate-ka".
O treino de Karate pode ser dividido em três partes principais: Kihon, Kata e Kumite. Kihon (fundamentos) é o estudo dos movimentos básicos. Kata (forma, ou padrão) é uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa em seqüências fixas de movimentos. Kumite (encontro de mãos) é a luta propriamente dita. Em sua forma mais básica é combinada (commovimentos predeterminados) entre os lutadores para, posteriormente, alcançar o jyu kumite (combate livre ou sem regras). A forma desportiva, ou combate com regras, é conhecida como Shiai-kumite.
Originalmente a palavra Karate era escrita com os ideogramas (mãos vazias) se referindo à dinastia chinesa Tang ou, por extensão, a mão chinesa, refletindo a influência chinesa nesse estilo de luta. Provavelmenteo karate é uma mistura de uma arte de luta chinesa levada a Okinawa por mercadores e marinheiros da província de Fujian com uma arte própria de Okinawa. Seus nativos chamam este estilo de Okinawa-te (mão de Okinawa). Os estilos de karate de Okinawa mais antigos são o Shuri-te, o Naha-te e o Tomari-te, assim chamados de acordo com os nomes das três cidades em que eles foram criados.
GichinFunakoshi estudou karate com Anko Itosu sensei (professor), esse último era discípulo de Sokon Matsumura (criador do estilo shorin). Funakoshi foi quem introduziu e popularizou nas ilhas japonesas o seu próprio estilo de karate, o Shotokan. Tal estilo chamado por outros por causa do seu apelido shoto. O kanji “kan” significa prédio ou construção, e, portanto shotokan significa "Prédio de Shoto". No Japãoo Karate Shotokan foi popularizado e introduzido nas escolas secundárias antes da Segunda Guerra Mundial graças a Gichin Funakoshi considerado como o fundador do Karate Moderno.
Em relação ao “Jiu jitsu” ou "arte suave", alguns historiadores dizem que nasceu na Índia e era praticado por monges budistas. Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios doequilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Com a expansão do budismo o jiu jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão.
Em 1917 Mitsuyo Maeda mais conhecido como Conde Koma foi enviado ao Brasil em missão diplomática com o objetivo de receber os imigrantes japoneses. Maeda sensei era campeão de Judô, pesava 75...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lutas esportivas Jiu jitsu
  • Portf Lio Esportes De Luta
  • jiu-jitsu
  • jiu-jitsu
  • Jiu Jitsu
  • jiu jitsu
  • Jiu-jitsu
  • Jiu-jitsu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!