portf lio individual- o que é padagogia

1374 palavras 6 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 O QUE É A PEDAGOGIA E QUEM É O PEDAGOGO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO
O texto a seguir mostra o que é pedagogia e quem é o pedagogo, como surgiu, a sua área de atuação, seu papel na sociedade. Destaca a importância da educação na sociedade e como o educador pode contribuir de forma positiva e negativa para a construção do ser humano. Mostra alguns erros que ocorrem na profissão e como eles podem ser evitados, exibe também os valores éticos e ideológicos que deve transferir para seus alunos.
Quanto se fala em pedagogo muitos fazem uma associação a “professor infantil”, porém ele pode atuar em outras áreas que tem envolvimento com a educação, mostraremos o porquê dessa ideologia e quais são as formas e lugares onde ele pode utilizar seus conhecimentos.

2 O QUE É A PEDAGOGIA E QUEM É O PEDAGOGO
A educação e de suma importância na sociedade, pois ela ajuda na construção do individuo, Segundo o filósofo Kant (1996, p. 18)., “o homem é a única criatura que precisa ser educada”, e, que “o homem não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação, ele é aquilo que a educação faz dele” .
Se o ensino não possui uma boa qualidade automaticamente a sociedade estará composta por pessoas “ruins”, então tudo que compõe o seu processo é importante para sociedade, dessa forma podemos fitar o valor do pedagogo, ele está envolvido na composição da educação há muito tempo.
A pedagogia é uma ciência social que estuda vários temas relacionados à educação no decorrer dos anos já passou por diversas mudanças e essas transformações ainda ocorrem atualmente. Em muitos casos o pedagogo acompanha essas alternâncias, a pedagogia surgiu na Grécia antiga.
Pedagogia designava, na Grécia antiga, o acompanhamento e a vigilância do jovem. O paidagogo (o condutor da criança) era o escravo cuja atividade específica consistia em guiar as crianças à escola, seja a didascaléia, onde

Relacionados