Portf Lio Esportes De Luta

349 palavras 2 páginas
David Albuquerque Goes da Silva – 1171955

ESPORTES DE LUTA

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2015

David Albuquerque Goes da Silva – 1171955

ESPORTES DE LUTA

Trabalho referente ao Portifólio da terceira semana de aula do curso de Bacharel em Educação Física, sob a orientação do Prof. Evandro Marianetti Fioco.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2015

QUESTIONÁRIO:

1) Qual a diferença entre lutas e esportes de lutas?
Luta é todo esforço, por meio de confronto corpo a corpo ou não, onde há a necessidade de superar dificuldades, sobrepujar um inimigo, garantir um direito, seja por meio de uma batalha ou por meio de manifestações. Os esportes de lutas se diferem das lutas por não ter o mesmo significado abrangente que as lutas tem. Eles seguem codificações propostas pelas instituições esportivas e se limitam à manifestações culturais modernas com finalidade, em grande parte de sua concepção, competitiva, utilizando práticas de lutas, dos sistemas de combate e das artes marciais, e assim como as lutas, seu objetivo é superar o adversário.

2) Qual foi a primeira necessidade do surgimento das lutas e como elas foram associadas posteriormente? Inicialmente o surgimento das lutas se deu da necessidade de defesa pessoal e com o passar passou a ser utilizada em manifestações sociais, preparação de exércitos, como jogo e como exercício físico.

3) Qual é a origem do termo “arte marcial”?
O termo “arte marcial” se originou do nome do deus romano da guerra, Marte, associado à expressividade, criatividade, ludicidade e inventividade que a arte marcial tem.

4) Qual é o princípio mais importante do tratado de Sun Tzu, considerado o mais antigo tratado de guerra existente, que remonta à turbulenta época dos Estados Guerreiros na China, no século 1º a.C.?
"[...] é melhor ganhar a guerra antes mesmo de desembainhar a espada [...] Muitas vezes, a vitória arduamente conquistada guarda um sabor

Relacionados