Portf Lio 2 Semestre Servi O Social Depend Ncia

1666 palavras 7 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

1. Introdução

A família vem ao longo dos anos sofrendo constantes mudanças que implicam no surgimento de novos arranjos e profundas transformações dentro da sociedade. A partir do estudo das tipologias e dos arranjos que surgem na sociedade contemporânea, contemplei nesse trabalho, algumas discussões que ilustram conceitos e referências sobre um novo modelo de família, a monoparental. Portanto, este estudo busca desenvolver uma compreensão de algumas questões que serão abordadas, a fim de tornar esses conhecimentos mais discursivos e ricos em informações.

O CONCEITO E TIPOS DE FAMILIA

Dentre os vários artigos que estudei, observei que os diversos autores tem uma forma bastante pessoal de definir a família. Para muitos, a instituição familiar tem passado por várias modificações decorrentes de mudanças na sociedade, se adaptado às mais diversas formas de influências, tanto sociais e culturais, em diferentes épocas e lugares. Segundo Magalhães (2002, p. 41-41) as diversas espécies de família são:

A família celular ou nuclear: aquela formada pelo casamento, estabelecida por laços de consangüinidade. Cresce na medida em que surgem os filhos e diminui na medida em que estes constituem novas famílias.
A família tribal: comum nos primórdios da humanidade estabelecia-se a partir da família celular e era mantida pela autoridade de um patriarca, de maneira que as diversas unidades que iam se formando na tribo a ela continuavam ligadas por laços genealógicos e sob a autoridade de uma única pessoa.
A família romana: possuía uma estrutura semelhante à tribal, porém menos numerosa. Os membros da família estavam sujeitos ao paterfamílias. Falecendo o pater famílias, os filli familiae podiam constituir as suas próprias famílias.
A

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas