PORTF INDIV trabalho academico 20141

1569 palavras 7 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO
Quando o Serviço Social surgiu no Brasil, na década de 30, registrava-se no país uma intensificação no processo de industrialização e um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural.
O Serviço Social profissional teve suas origens no contexto do desenvolvimento capitalista e do agravamento da questão social, que relacionado com as políticas sociais do Estado, tornou-se necessário o debate de alguns elementos dessa problemática, onde foi beneficiado com alguns elementos históricos, ao mesmo tempo em que se ampliava o mercado de trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO
A partir de 1930, o Brasil entrou em um processo de maior desenvolvimento econômico, que se refletiu no aumento da renda per capita, dos salários reais e do consumo. Simultaneamente registrou-se um incremento na taxa de crescimento da população e urbanização. A concentração da população nas áreas urbanas trouxe consigo problemas de assistência, educação, habitação, saneamento básico e tantos outros. Na medida em que a industrialização avançava, crescia a concentração da renda, ampliando-se as desigualdades sociais, aumentando as tensões nas relações de trabalho e agravando-se a questão social.
Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado... (Karl Marx). No contexto dessas mudanças sociopolítico e econômico brasileiro surgiu o Serviço Social no Brasil, desencadeada com a Revolução de 1930, que foi considerada um evento marcante na história contemporânea.
O Estado com sua concepção liberal negava-se a intervir nos conflitos entre patrões e empregados e se opunha a realizações sociais distributivas de caráter obrigatório. De acordo com as concepções vigentes, não se admitia a

Relacionados