Portfólio sobre o Sistema Esquelético

Páginas: 7 (1719 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Centro Universitário Uninovafapi
Curso Educação Física
2º Período/Turno: Manhã








Portfólio sobre o Sistema Esquelético
(Membros Superiores e Membros Inferiores)








Outubro/2012
Portfólio do Sistema Esquelético

Membros Superiores: Os membros superiores na anatomia humana são formados pela cintura escapular ou ombro, braço, antebraço, pulso e mão.


Cinturaescapular: Formada por dois ossos: a clavícula e a escápula.

-Clavícula

A clavícula é um osso presente no esqueleto humano que liga os membros superiores ao tronco. É um osso subcutâneo e palpável e é classificada como osso longo, porém sem cavidade medular (medula óssea), mas com partes cortical (compacta) e esponjosa (trabécula).
O formato dela é de um "s", com os dois terços mediaisdela sendo convexos anteriormente e o terço lateral sendo côncavo anteriormente (a junção do terço medial com o terço lateral é onde mais ocorre fraturas nesse osso).




-Escápula




A escápula, espádua ou omoplata é um osso grande, par e chato, localizado na porção póstero-superior do tórax, que juntamente com a clavícula forma a cintura escapular ou espádua, permitindo a união de cadamembro superior ao tronco. É classificado como osso plano (chato) e tem uma parte translúcida.
No plano coronal ou frontal, tem formato triangular, e possui três ângulos (ângulo inferior, ângulo lateral e ângulo superior), duas faces (anterior e posterior) e três bordos (superior interno e externo).Na sua face posterior, encontra-se a espinha da omoplata, que pode ser facilmente apalpada, e quetermina numa apófise volumosa, o acrômio, em cujo bordo interno apresenta uma faceta articular para a clavícula.
Possui também um processo coracóide, que tem o formato de um dedo flectido, e localiza-se inferior ao acrômio, e que serve para inserção muscular; o processo coracóide pode ser apalpado no trígono clavipeitoral.


Braço: Primeiro segmento móvel do membro superior, é formado por umosso único chamado úmero, que é um osso do membro superior.

-Úmero:


O úmero é um osso longo que compõe a porção esquelética do braço humano, ou as patas dianteiras de mamíferos quadrúpedes. O úmero guarda muitas semelhanças com o fêmur.
Este se liga à escápula e aos ossos do antebraço, o rádio e o ulna (também conhecido por cúbito). A sua articulação com a escápula, na extremidadeproximal, é do tipo esférica -- articulação feita através da cabeça do úmero, que se encaixa na cavidade glenoidea da escápula.
Esta articulação permite grande liberdade de movimentos, dai se dizer que a mesma possui 3 graus de liberdade (permite a flexão, extensão, adução abdução e rotação do braço). Já na extremidade distal, na região conhecida como cotovelo, há uma articulação através da troclear doúmero e do olecrano do cúbito/ulna. Uma parte do úmero, o capítulo, vai se articular com a cabeça do rádio.


Antebraço: Segundo segmento móvel do membro superior é formado por dois ossos: o Rádio e a Ulna. Quando a palma da mão está voltada para frente, o rádio situa-se lateralmente e a ulna medialmente.
-Rádio

O rádio é o osso do antebraço que se estende anatomicamente na parte lateral doantebraço, indo do cotovelo até ao lado do punho onde se encontra o polegar. Proximamente articula-se com o úmero no capítulo deste, distalmente com o carpo e medialmente com a ulna. Assim possuindo um corpo e duas extremidades (proximal e distal).
-Ulna

A ulna (em Portugal, cúbito) é um dos ossos que formam o antebraço, sendo o maior deles. É classificada como um osso longo e sua parteproximal são similares a uma chave inglesa. Também é conhecida como o osso do cotovelo. A ulna é o osso lateral em relação ao osso rádio.
Mão: Divide-se em três grupos de ossos: Carpo, que é formado por oito pequenos ossos, metacarpo que é formado por cinco ossos iguais que constituem o esqueleto da palma da mão e falanges são os três ossinhos dos dedos: falange proximal, média e distal. O polegar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividades sobre sistema Circulatório, Excretor, Esquelético e reprodutor
  • Sistema esquelético
  • Sistema Esquelético
  • Sistema esqueletico
  • sistema esqueletico
  • Sistema Esquelético
  • sistema esqueletico
  • Sistema esquelético

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!