Portfólio - monteiro lobato

Páginas: 16 (3825 palavras) Publicado: 3 de junho de 2011
[pic]

PORTFÓLIO

[pic]

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Daniele Calvacanti

Francisca Batista

Girlene de Souza Moreira

Jucilene Silva E. Alcântara

MONTEIRO LOBATO

E suas váriasfaces

POLO JUAZEIRO/BA

Apresentação

José Bento Monteiro Lobato, o Juca, foi um dos mais conceituados escritor brasileiro.

Desde a infância gostava de criar personagens e na adolescência já escrevia artigos para jornais escolares.

O gosto pela leitura foi ricamente acrescida na vasta biblioteca do avô, onde lera todos os livros.

A obra lobatiana expressa com requinte as críticas quetecia contra a realidade brasileira.

Denuncia através das letras o seu descontentamento com a situação econômica do país, buscando possíveis soluções na exploração dos recursos minerais.

Com um olhar aprofundado retrata o regionalismo vivido pela sociedade brasileira no início do século XX, em especial a vida do sertanejo encarnada no cabloco Jeca Tatu, revelando uma realidade socialmentemarginalizada.

O preconceito racial e a situação dos negros não escaparam também ao olhar clínico de Lobato. O tema foi bem explorado no Conto Negrinha.

Monteiro Lobato foi o primeiro autor brasileiro a explorar o universo infantil, um campo até então mal explorado em nossas letras, caracterizando a literatura infantil com personagens representativos das várias facetas do nosso povo, além dedá também um caráter moralista e pedagógico a essa literatura.

Caro leitor, neste trabalho você está sendo convidado a conhecer as várias faces do cidadão Monteiro Lobato.

As várias faces do cidadão Moteiro Lobato

José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, Estado de São Paulo, em 18 de abril de 1882. Em homenagem ao seu nascimento, neste dia comemora-se o dia Nacional do Livro Infantil.Era filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Augusto Lobato. Seu nome verdadeiro era José Renato Monteiro Lobato, mas em 1893 o autor preferiu adotar o nome do pai por desejar usar uma bengala do pai que tinha no punho as iniciais JBML.

Juca, apelido que Lobato recebeu na infância, brincava em companhia de suas irmãs com legumes e sabugos de milho que eram transformados em bonecos eanimais, conforme costume da época. Uma forte influência de sua própria experiência reside na criação do personagem Visconde de Sabugosa.

Ainda na infância , Juca descobriu seu gosto pelos livros na vasta biblioteca do seu avô. Os seua prediletos tratavam de viagens e aventuras. Ele leu tudo que lá existia, mas desde esta época incomodava a ele o fato de não existir uma literatura infantiltipicamente brasileira.

É na sdolescência que começa a escrever para o jornalzinhos escolares e descobre seu gosto pelo desenho. Aos 16 anos perde o pai e aos 17 a mãe. A partir de então, sua tutela fica a encargo do avô materno, o Visconde de Tremembé.

Após os primeiros estudos em sua cidade natal, matriculou-se, em 1900, na faculdade de Direito do Largo São Francisco. Formou-se em Direito, porvontade do seu avô, porque preferia ter cursado a Escola de Belas-Artes, exerceu a promotoria pública em Areias, em 1907, na região do Vale da Paraíba. Em 1911, herda de seu avô uma fazenda em Buquira, passando a dedicar-se à agricultura. Este município, onde surgi um Lobato fazendeiro, recebeu seu nome em sua homenagem.

Casou-se com Maria Pureza da Natividade, em 28 de março de 1908. Docasamento vinheram os quetros filhos: Edgar, Guilherme, Marta e Rute.

Em 1918 lançou Urupês, seu primeiro livro, funda a Editora Monteiro Lobato & Cia., a primeira editora nacional, e, mais tarde, a Companhia Editora Nacional e a Editora Brasiliense, esta em 1944.

De 1927 a 1931, Lobato viveu em Nova York, nos Estados Unidos, como adido comercial. Admirado com a exploração dos recursos minerais,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portfólio sobre a vida e obra de monteiro lobato
  • Monteiro lobato
  • Monteiro Lobato
  • monteiro lobato
  • Monteiro Lobato
  • Monteiro lobato
  • Monteiro lobato
  • Monteiro Lobato

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!