portfólio individual

Páginas: 7 (1727 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014



























































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo fazer uma breve explanação acerca da Política Social no Brasil, abordando a construção dos Direitos Sociais e das Políticas Sociais a partir do século XX e sua relação com o surgimento e desenvolvimento do ServiçoSocial.
Assim, iniciaremos este trabalho realizando um resgate histórico do cenário político, econômico e social da classe de trabalhadores a partir do século XX.
Posteriormente, abordaremos a respeito da implantação/construção do sistema de proteção social no Brasil e como o profissional de Serviço Social se estabelece em seu campo de trabalho.
Pontuaremos ainda importantes consideraçõesreferente à Constituição Federal de 1988, no tocante à ampliação dos direitos e políticas sociais vigentes.
Finalizaremos este trabalho, buscando refletir a afirmativa de que o Serviço Social é uma profissão histórica que sofreu e sofre influências do contexto político, econômico e social de cada época, atentando-os quanto aos novos espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social.2 BREVE RESGATE HISTÓRICO DA CLASSE TRABALHADORA

A partir da ascensão do sistema capitalista, ocorreu a ascensão de uma nova classe social: os operários, isto é, trabalhadores das indústrias capitalistas. Conseqüentemente, surgiram as relações sociais entre os donos das fábricas (exploradores) e trabalhadores das fábricas (explorados) que permeavam o cotidiano dasindústrias.
As tentativas operárias para melhorar suas condições de vida serviram para confrontar os preconceitos e os tabus de determinadas sociedades burguesas, através do surgimento de algumas manifestações que com o decorrer dos anos fez sobressair o conjunto de trabalhadores, consolidando-se no século XIX.
Na República Velha, temos a vivência de todo um processo de transformações econômicasresponsáveis pela industrialização do país.

2.1– Cenário político, econômico e social da classe trabalhadora a partir do século XX
Na primeira década do século XX, O Brasil já tinha um contingente operário com mais de 100 mil trabalhadores, sendo a grande maioria concentrada nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Foi nesse cenário que operários de todo país passaram a se organizar frente aoatendimento de suas demandas mais imediatas, se posicionando contrários às condições de vida que se encontravam.
Nesse contexto, as reivindicações por melhores salários, jornada de trabalho reduzida e assistência social conviveram com perspectivas políticas mais incisivas que lutavam contra a manutenção da propriedade privada e do chamado “Estado Burguês”, instalando-se as greves.
Ocrescimento econômico e a organização da força de trabalho industrial, aliados às péssimas condições de trabalho, desencadeavam o que se passou a chamar de embate entre capital e trabalho.
Frente a esta luta, as ações grevistas serviram para a formação do Partido Comunista Brasileiro e o surgimento dos primeiros sindicatos representativos da classe trabalhadora que passaram a se organizar melhor,mobilizando um grande número de operários pertencentes a um mesmo ramo da economia industrial.

2.2- Construção do sistema de proteção social no Brasil
Apenas a partir da década de 30 o país seria palco de importantes transformações no papel desempenhado pelo Estado para a proposição de alterações no campo de direitos sociais.
Posteriormente, em meados da década de 1960, o contexto políticobrasileiro prenunciava uma era de grandes transformações sociais. O regime autocrático estabeleceu uma forte repressão a toda espécie de mobilização popular, relegando as lutas sociais como ilegais. Nesse período, a questão social foi incorporada como ação estratégica de manutenção da estabilidade política e social no país.
Para enfrentamento das chamadas questões sociais, o Estado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • portfólio individual
  • Portfolio Individual
  • portfolio individual
  • PORTFÓLIO INDIVIDUAL
  • Portfolio individual
  • Portfolio individual
  • PORTFOLIO INDIVIDUAL
  • Portfólio Individual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!