Portfólio aula 02 Literatura Portuguesa II

Páginas: 5 (1008 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2014
UFC– LETRAS/PORTUGUÊS – LIT. PORTUGUESA II –
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
Proposta: Análise do comportamento apaixonado a partir da comparação entre as histórias de Simão e Teresa, de Amor de Perdição, e de Margarida e Daniel, de As pupilas do Senhor Reitor. Esse ensaio deve comparar as formas de amor expressas pelas obras da segunda e terceira fases românticas, delineando diferenças e semelhanças.Escreva esse pequeno ensaio nos limites entre duas e três páginas.

Para iniciar-mos o trabalho, vamos entender em que consistem a segunda e terceira fases do Romantismo:

Segunda fase – Também conhecida como ultrarromântica, em virtude do exacerbado egocentrismo e da contundente melancolia. Os representantes dessa geração eram extremamente pessimistas, e por levar uma vida desregrada,vivendo em ambientes sombrios e úmidos e fazendo parte da boemia, foram acometidos pelo chamado “Mal do Século”, morrendo precocemente em função de doenças adquiridas pelos maus hábitos.
Terceira fase – Voltada para o social, preconiza o ideário de liberdade em relação às mazelas instituídas pela sociedade. Tem como seu principal representante o poeta Castro Alves, mais conhecido como o poeta dosescravos. Apenas lembrando que a ideologia referente a essa geração tem no poeta francês Vítor Hugo sua fonte de inspiração, principalmente pela sua grandiosa criação, Os Miseráveis.
A primeira obra trata-se de Amor e Perdição, escrita em 1861 por Camilo Castelo Branco.
O amor de Simão e Teresa:
Semelhante ao drama Romeu e Julieta, a obra fala de dois apaixonados que enfrentam a rivalidade familiarcomo obstáculo para a sua relação amorosa. A ação se passa em Portugal, no século 19. O narrador diz contar fatos ocorridos com seu tio Simão. Residentes em Viseu, duas famílias nobres, os Albuquerques e os Botelhos, odeiam-se por causa de um litígio em que o corregedor Domingos Botelho deu ganho de causa contrário aos interesses dos primeiros. Simão é um dos cinco filhos do corregedor.
Em funçãode seu temperamento forte, Simão se envolve em várias confusões e seu pai o manda estudar em Coimbra, onde torna a se envolver em confusões e é preso. Quando posto e liberdade, ele volta Viseu e se apaixona por sua vizinha, Teresa Albuquerque. Simão então muda de comportamento, torna-se estudioso, passa a ter como valor maior o amor, e todos os seus princípios são dele decorrentes.
O namoro foidescoberto, os pais de Simão o mandam de volta a Coimbra, e os pais de Teresa lhes dão duas opções, casar-se com seu primo Baltasar ou ir para um convento. Probidos de se encontrar, os dois trocar correspondencias por intermédio de Mariana, filha do ferreiro João da Cruz. Mariana nutre um grande amor por Simão, mesmo sabendo que nunca será correspondida.
Teresa rejeita o casamento e é enviada aum convento, Simão tenta raptá-la e mata seu rival. Simão então é mandado para a cadeia e logo depois é degredado para a Índia. Teresa vê a partida de seu amado do mirante e morre. Mariana que acompanha Simão, lhe entrega a ultima carta de Teresa que conta sobre sua morte, ele então tem um febre innexplicável e morre, seu corpo é jogado ao mar, Mariana ao ver tudo, se joga no mar e suicida abraçadaao cadáver de seu amado.
Essa obra se adequa a estilo da Segunda Geração do Romantismo, onde suas características são: Negativismo, desilusão, tédio e a fuga da realidade é um dos temas preferidos que se manifesta na exaltação da morte e nas virgens sonhadoras.
A segunda obra trata-se de As Pupilas do Senhor Reitor, de Júlio Dinis, primeiro romance português do século, publicado inicialmente em1866 em forma de folhetim, e só no ano seguinte apareceria em livro. Seu caráter moralizador e a religiosidade que perpassa por todo o romance, a bondade capaz de chegar a extremos quase incríveis de sacrifício pessoal, são alguns dos ingredientes que transformaram em muito pouco tempo o autor desconhecido em sucesso nacional.
O amor de Margarida e Daniel:
Daniel, ainda menino, prepara-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Literatura Portuguesa II
  • Trabalho de Literatura Portuguesa II
  • PORTFOLIO ESTATISTICA AULA 02
  • Aula 02 Portfolio 2014
  • Aulas Língua Portuguesa e Literatura 1ªsEM
  • Plano de Aula 02 Penal II
  • Plano De Aula 02 Emoresarial II
  • QUÍMICA II

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!