Portefólio livro "dias Cinzentos" Literatura Portuguesa

Páginas: 4 (822 palavras) Publicado: 10 de junho de 2014

Portefólio

















Trabalho elaborado por: Adriana Cunha nº1/11ºE
Disciplina: Literatura Portuguesa
Professora: Olga Matos


ÍndiceIntrodução……………………………………………………………………………. 3
Texto de reflexão……………………………………………………………………. 4
Conclusão…………………………………………………………………………..... 5
Bibliografia……………………………………………………………………………. 6
Plano de apresentação oral………………………………………………………… 7









IntroduçãoO livro que li denomina-se Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett, devido à sugestão do tal por parte da professora.
Esta obra é um drama romântico, decorrente no século XVI, entre Manuel de Sousa eD. Madalena de Vilhena, sendo esta uma mulher bastante supersticiosa e ele um homem corajoso e patriota. O seu primeiro marido, D. João de Portugal era o seu maior “medo”, enquanto Manuel de Sousa eraindiferente a tal assunto. Tinham uma filha, D. Maria de Noronha, pura e ingénua, querendo sempre saber mais do que devia. Todos lhe escondiam a verdade, à excepção de Telmo, que era o seu fiel“confidente”. Após D. Manuel ter incendiado a casa onde viviam para não ser tomada pelos governadores, refugiam-se na casa onde a esposa vivera com o seu primeiro marido, mesmo esta implorando-lhe para não ofazerem, pois iria ser o seu “fim”. Pensava-se na altura que D. João de Portugal tinha morrido na Batalha de Alcácer Quibir, contudo veio-se a descobrir que era tudo mentira quando este regressa aPortugal, tornando-se assim o casamento entre D. Manuel e D. Madalena ilegítimo. A obra termina com o regresso deste, disfarçado de romeiro e com a morte de D. Maria.
Em suma, D. Manuel e D. Madalenaforam contra os ideais sociais daquela época, demonstrando assim o valor do amor entre ambos.






Texto de reflexão

A obra Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett é um drama eencontra-se dividida em apenas três actos. No primeiro acto o acontecimento mais importante é o incêndio decorrente no palácio de D. Manuel de Sousa, provocado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Livro de literatura portuguesa
  • portefólio lingua portuguesa
  • Literatura Portuguesa
  • Literatura portuguesa
  • Literatura portuguesa
  • literatura Portuguesa
  • Literatura Portuguesa
  • Literatura Portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!