Portas_Logicas_e_Algebra_Booleana

2656 palavras 11 páginas
1 Portas Lógicas
OBJETIVOS:
Realizar as três operações lógicas básicas
Descrever as operações das portas AND, NAND, OR, NOR e NÃO, bem como construir a tabela-verdade para as mesmas
Desenhar diagramas de tempo para as várias portas lógicas
Escrever expressões booleanas para as portas lógicas e para a combinação das mesmas
Implementar circuitos lógicos utilizando portas lógicas
1.1 Introdução.
Circuitos digitais são aqueles que operam de modo binário, onde cada tensão de saída ou entrada tem o valor 0 ou 1. As designações 0 e 1 representam intervalos de tensão predefinidos. Esta característica dos circuitos digitais nos permite utilizar a Álgebra Booleana1 como uma ferramenta de análise e projeto e projeto de circuitos digitais. A Álgebra Booleana é uma ferramenta matamática relativamente simples que nos permite descrever a relação entre a(s) saída(s) de um circuito lógico e suas entradas através de uma equação chamada de Expressão Booleana.
1.2 Constantes e variáveis Booleanas.
A Álgebra Boolana possui uma diferença fundamental em relação à álgebra convencional, é que nela, constantes e variáveis possuem dois valores permitidos, 0 ou 1. Variáveis Booleanas são geralmente utilizadas para representar o nível de tensão presente nas ligações ou nos terminais de entrada/saída do circuito. Por exemplo, em um certo sistema digital, o valor booleano 0 é dado para qualquer nível de tensão situado no intervalo entre 0 e 0,8 volts, enquanto o valor booleano 1 é dado para qualquer nível de tensão situado no intervalo entre 2 e 5 volts2.
Assim, 0 e 1 booleanos não são números de fato, mas, ao contrário, representam o estado do nível de tensão de uma variável, ou como é chamado, o seu Nível Lógico. Alguns outros termos são utilizados como sinônimos de 0 e 1, os mais comuns são mostrados na Tabela 1

Nível lógico 0
Nível lógico 1
Falso
Verdadeiro
Desligado
Ligado
Baixo (ou Low)
Alto (High)
Não
Sim
Chave aberta
Chave fechada
Tabela 1
Os termos que mais

Relacionados