Portas de comunicação

Páginas: 30 (7326 palavras) Publicado: 27 de maio de 2011
Introdução
Portas de comunicação são as entradas e saídas de dados que temos em nossa máquina, mas antes é bom saber que podemos falar das portas físicas (USB, Serial e etc) e as Lógicas como a TCP e UDP, etc.
No início da década de 80, quando a IBM estava desenvolvendo seu primeiro micro PC (personal computer). Já havia sido definido que o barramento ISA seria utilizado para permitir que ocomputador pessoal pudesse receber placas de expansão. Porém, faltava algum tipo de porta que permitisse o acoplamento de dispositivos externos, tais como impressoras e mouse, artigos de luxo para época. Desde então os PC’s incorporaram dois tipos de portas para a conexão de periféricos externos: as portas seriais e a porta paralela. A porta serial, como diz o nome, transmite um bit de dados porvez. É usada, por exemplo, pelo mouse. Já a porta paralela transmite 8 bits de dados por vez.Originalmente, as taxas de transferência de dados eram de 9600 bps e 150 kBps respectivamente para a porta serial e a paralela.
A partir de meados da década de 90 ambas as portas foram aperfeiçoadas. As portas seriais passaram a transmitir a 115 kbps e foi criado o ECP, padrão atual para a porta paralelaque transmite a taxa de 1,2 MBps.
Apesar disto, persiste a limitação quanto ao número de portas, duas seriais e uma paralela. Na época em que se utilizava apenas um mouse e uma impressora isto era mais do que suficiente. Atualmente a situação é diferente. A utilização de outros dispositivos – scanners, modems externos, câmeras digitais – faz com que a mesma porta seja compartilhada por váriosperiféricos diferentes, tornando as ações extremamente lentas. Para resolver este problema, surgiu o padrão USB (Universal Serial Bus).
A função das portas TCP(Transmission Control Protocol) á basicamente a comunicação de dados pela web, através dessa porta são usados vários protocolos que levam e trazem dados para a máquina da rede. Já a porta UDP (User Datagram Protocol) é um tipo de porta quefaz o mesmo trabalho do TCP porém de uma forma mais simples e logicamente menos segura.
São através dessas portas de comunicação que os dados saem e entram em nossas máquinas pela internet, se uma porta esta fechada a comunicação não poderá ocorrer, já uma porta desprotegida cria a possibilidade de invasão por bandidos virtuais.Só para constar que a segurança dessas portas é feita basicamentepelo Firewall.
Nesta pesquisa serão detalhadas os vários tipos de portas de comunicação, lembrando que As portas de comunicação tem como funções básicas: a comunicação do usuários como o computador, a comunicação do computador com o meio ambiente (dispositivos externos a serem monitorados ou controlados) e armazenamento (gravação) de dados.

Tipos de portas de comunicação
Funções dispositivos deentrada:
Coletar informações e introduzir as mesmas na máquina, converter informações do homem para máquina e vice versa e recuperar as informações dos dispositivos de armazenamento, exemplos: teclado, mouse, scaners, leitoras óticas, leitoras de cartões magnéticos, câmeras de vídeo, microfones, sensores, trandutores, etc.
Funções dispositivos de saída:
Exibir ou imprimir os resultados doprocessamento ou ainda controlar dispositivos externos, exemplos: impressoras, monitores de vídeo, plotters, atenuadores, chaves, etc.
Processo de comunicação:
1- A Unidade Central de Processamento interroga o dispositivo, enviando: o endereço do dispositivo e um dsinal dizendo que quer mandar ou receber dados através da interface.
2- O periférico, reconhecendo seu endereço, responde: quando estápronto para receber (ou enviar) os dados.
3- A UCP então transfere (ou recebe) os dados através da interface.
4- O dispositivo responde confirmando que recebeu( ou transferiu) os dados (acknowledge ou ACK) ou que não recebeu os dados, neste caso solicitando transmissão (not-acknowledge ou NAK).
RS232
História
RS é uma abreviação de “Recommended Standard”. Ela relata uma padronização de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • portas de comunicação
  • Portas de comunicação
  • Driver de comunicação com a porta paralela
  • As setes portas da comunicação pública
  • DISCOS RÍGIDOS E PORTAS DE COMUNICAÇÃO
  • Resumo do Livro as sete portas da comunicação
  • Porta em porta
  • de porta em porta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!