Portaria Unimovicate

402 palavras 2 páginas
Processos de formação de palavras
Primeiramente, é necessário definir base, raiz e radical:
BASE
Sequência fônica recorrente, a partir da qual se forma uma nova palavra, ou através da qual se constata que uma palavra é morfologicamente complexa.
Os conceitos de base e produto estão relacionados com a competência lexical dos falantes. Ex.:
Base=> teatro, produto=> teatral
RAIZ
É o morfema comum a várias palavras de um mesmo grupo lexical, portador da significação básica desse grupo de palavras. Ex.: Grupo-> terra, terreiro, terraço ; Raiz-> terrRADICAL
É a parte da palavra que está presente em todas as formas de uma mesma palavra. Cada palavra tem, portanto, o seu radical especifico, que pode coincidir ou não com a raiz ou radical de outra palavra.
GERAÇÃO ESPONTÂNEA
O surgimento de itens lexicais fora dos processos de formações de palavras é algo raro e assimétrico. O gerativismo não se preocupa com essa espécie de geração espontânea na formação de palavras devido o seu caráter assimétrico e imprevisível.
Existem três processos produtivos de produção de palavras no PB: derivação, composição e onomatopeia. DERIVAÇÃO SUFIXAL
A derivação apresenta 6 tipos: sufixal, prefixal, parassintética, conversiva, siglada e truncada.
A sufixada, ou sufixação, pode ser caracterizada como um tipo de derivação que consiste na anexação de um sufixo a uma base.
Sufixo: é uma forma recorrente, que se coloca à direita da base. O sufixo se distingue da base pelo fato de não apresentar significação e/ou função própria, independente.
Para definir se um lexema apresenta sufixo ou não, basta verificar se à terminação da palavra aparece em outras formações da língua que tem o mesmo significado/função.
. Sufixos homófonos: são sufixos que apresentam a mesma sequência fonética mas sentidos e/ou funções diferentes
. Sufixos concorrentes: são aqueles que, embora distintos sob o ponto de vista fonético, apresentam o mesmo sentido e/ou função. Para serem concorrentes,

Relacionados