port folli do 5 semestre

954 palavras 4 páginas
FRAGOSO. João, GOUVÊA. Maria de Fátima Silva. Monarquia Pluricontinental e repúblicas: algumas reflexões sobre a América lusa nos séculos XVI-XVIII. Dossiê. 2009
Os autores do artigo a ser analisado a seguir, possuem diversas publicações a respeito da História do Brasil, o que ajudam a fundamentar, ainda mais, a construção das principais teorias e hipóteses presentes neste artigo. João Luís Ribeiro Fragoso, possui graduação em História (1979) e mestrado em História Agrária (1983) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de Doutorado pela Universidade Federal Fluminense (1990), em História social. Nas duas últimas décadas concentrou seus estudos na História econômica da América lusa (séculos XVI – XVIII). Maria de Fátima Silva Gouvêa, também autora, do artigo a ser analisado é mestra em História da América Latina pelo Instituto of Latin American Studies da Universidade de Londres e doutora pela University College de Londres. Atua como professora associada no Departamento de História da Universidade Federal Fluminense.
O artigo, conforme os autores informam, é a reunião de diversos fragmentos de textos anteriormente criados, textos esses que abordam a temática da governamentabilidade no Brasil colonial. Os autores defendem a ideia de uma monarquia Pluricontinental na América Lusa, referente à diversidade de aspectos culturais que envolvem certa pluralidade de contextos religiosos, sociais, políticos e econômicos de povos que compuseram o corpo social formador de tal América Lusa.
Por vezes, os autores afirmam que o território que hoje definimos como Brasil, era uma torre de Babel, ou seja, a reunião de diversas culturas, “(...) em outras palavras, homens e mulheres de diferentes sociedades, culturas e idiomas.” (Pg. 39), o que implica em uma variedade cultural rica, que influencia a construção das formas administrativas em tal território.
É interessante ressaltar que o período analisado, séculos XVI ao XVIII, marcam a fase colonial da História do Brasil,

Relacionados

  • TEC MAT 2
    6525 palavras | 27 páginas