Port 4uni

3529 palavras 15 páginas
Portfólio de Biologia: Ecologia

Sumário
1. Dinâmica das populações e relações ecológicas..............................03
2. Biomas brasileiros e Sucessões Ecológicas.....................................05
3. HUMANIDADE E AMBIENTE................................................................10
Dinâmica das populações e relações ecológicas

População biológica
E um grupo de indivíduos de mesma espécie que convivem em determinada área geográfica. Cada população evolui e se adapta ao ambiente como uma unidade no ecossistema. Assim, populações surgem, crescem e se estabilizam, mantendo um equilíbrio com os demais componentes da biocenose; porém, elas podem também declinar ou se extinguir. A população humana, por exemplo, cresce atualmente em ritmo acelerado e encara sérios problemas de sobrevivência, o que tem sido motivo de preocupação para cientistas e políticos.

Densidade populacional
É o número de indivíduos de uma mesma espécie que vivem em determinada área ou volume. Na a população humana, a densidade demográfica é demonstrada nos censos demográficos. Exemplo: censo realizado em 1990 estimou a população brasileira em aproximadamente 150 milhões de pessoas, distribuídas pelos 8,5 milhões de quilômetros quadrados do território nacional. Qual era densidade demográfica do Brasil, naquele ano? Aproximadamente 17,6 hab./km2 Em 2000, o censo mostrou que a população brasileira estava constituída por 169 milhões de pessoas. Como o nosso território permaneceu o mesmo, a densidade demográfica aumentou para 19,8 hab./km2.

Taxas de crescimento populacional
As medidas do tamanho de uma população, tomadas em diferentes intervalos de tempo, informam se ela está em expansão, em declínio ou estável, o que permite fazer correlações com a disponibilidade de alimentos, com o clima, entre outros. Taxa de crescimento (TC): variação do número dos indivíduos em determinado intervalo de tempo. Taxa de crescimento absoluto (TCA): quando não se leva em

Relacionados