Porque o advogado não é uma pessoa de confiança no imaginário popular?

Páginas: 4 (996 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Introdução


Durante a vida, quando alcança-se a maioridade civil, responsabilidades jurídicas caem diretamente sobre nossas cabeças, obrigando-nos a seguir os caminhos traçados pela lei, sejameles obrigatórios ou opcionais. Alguns atos jurídicos cotidianos ou não, necessitam da força de um profissional conhecedor do Direito para obter o fim desejado, não cabendo apenas os conhecimentospopulares e costumeiros.
Para tais realizações existe a profissão de advogado, com a função de representar, auxiliar e defender interesses perante a justiça, no qual pessoas sem a graduação do curso deDireito e a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), não são capacitados ou habilitados para efetuar.
A dependência da população, de possuir um advogado para a realização dealguns negócios jurídicos, gera desconfiança em sua maioria. Deixar a mercê de um terceiro, decisões particulares da vida privada, nem sempre deixa o interessado confiante em suas realizações.Porque o advogado não é uma pessoa de confiança no imaginário popular?


O profissional da advocacia, assim como em outras profissões jurídicas, exige muitoestudo e empenho para tornar-se respeitado no meio em que trabalha, uma profissão que envolve ética e sigilo deve passar credibilidade ao cliente, não podendo portanto trair sua confiança.
No Brasil,a imagem do advogado sofre, de certo modo, preconceito midiático de telenovelas e jornais sensacionalistas que o retratam generalizando à advogados criminosos e que querem tirar vantagem do clienteacima de tudo. Por ser uma profissão com muitos membros, (no Brasil são quase 770 mil advogados de acordo com a OAB), acabam por existir uma parcela de profissionais antiéticos, como em todas asprofissões. Dentro das profissões de carreira jurídica, o advogado destaca-se por existir em maior quantidade e por relacionar-se diretamente com a população, fazendo toda a mediação do processo jurídico....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Porque Sim! Porque Não!
  • BRASIL IMPERIO
  • Batalha pelo imaginário popular republicano
  • A África no Imaginário das Pessoas
  • PORQUE NÃO RH
  • Porque não amar?
  • porque não ensinar geometria?
  • Porque pensamento e não teoria?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!