PORQUE SIM NÃO É RESPOSTA: UMA PROPOSTA ARGUMENTATIVA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

2165 palavras 9 páginas
NATHÁLIA CARVALHO
PATRÍCIA REIS COSTA

PORQUE SIM NÃO É RESPOSTA: UMA PROPOSTA ARGUMENTATIVA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

BELÉM-PA
2012
PORQUE SIM NÃO É RESPOSTA: UMA PROPOSTA ARGUMENTATIVA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Nathália Cunha de Carvalho (UFPA)
Patrícia Reis Costa (UFPA)

I. JUSTIFICATIVA

Para desenvolver este projeto, pensamos em formar um sujeito socialmente ativo. Aquele que se comunica, tem acesso à comunicação e diante dela assume uma posição, expressa e defende um ponto de vista, partilha ou constrói visões de mundo e com isso produz conhecimento.
Objetivando proporcionar condições para a formação deste sujeito ativo, escolhemos trabalhar com o gênero debate, considerando que nele se manifesta uma linguagem predominantemente argumentativa.
Compreendemos que o fenômeno da argumentação na comunicação humana, como salienta Ribeiro (2009), é um processo que estará presente e se aperfeiçoará por toda a vida, não somente em situações informais, mas também em situações formais. E saber argumentar e/ou detectar esses elementos argumentativos tanto no discurso oral como no escrito, torna o aluno um sujeito social, mais crítico, autônomo ao realizar uma leitura, ou mesmo produzir um texto, além de estar de acordo com a concepção sóciointeracionista, concepção esta que é adotada pelos autores deste projeto.
O projeto objetiva contribuir com a nossa formação, pois possibilita pôr em prática as teorias vistas em sala de aula, como a teoria do texto, da linguagem, entre outras.

II. PÚBLICO ALVO

Este Projeto de Ensino foi criado como parte da avaliação da disciplina Ensino Aprendizagem do Português II, para ser aplicado com alunos do Convênio, 3º ano do Ensino Médio, no ensino de Língua Portuguesa, tendo como local de aplicação a Escola Mário Barbosa, localizada no Munícipio de Belém, estado Pará.

III. CONTEÚDOS PROVÁVEIS

O debate é o gênero que embasará o nosso trabalho, por isso pretende-se

Relacionados

  • Raciocínio lógico
    23247 palavras | 93 páginas
  • TravagliaLuizCarlos
    135646 palavras | 543 páginas