Porque projetos atrasam

Páginas: 9 (2147 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
PORQUE OS PROJETOS ATRASAM?

Abraão Braz de Oliveira - oliveira_abraao@hotmail.com

Resumo: Este artigo apresenta as causas porque os projetos atrasam a importância de um bom gerenciamento de projetos, para racionalização dos recursos e consequente melhoria dos resultados esperados de um projeto.

Palavras- chave: Gerenciamento, Projetos, Escopo.

INTRODUÇÃO

A crescente e vorazcompetição observada entre as empresas faz com que elas promovam investimentos em meios de se tornarem mais competitivas em relação aos níveis de serviços prestados, qualidade, tempos de resposta, flexibilidade e também aos custos.
Assim, uma administração estratégica se faz necessária para a criação de um ambiente lucrativo na empresa que propicie vantagem competitiva perante os players do mercado.
Oprojeto é um empreendimento não repetitivo, formado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim e para atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas obedecendo a parâmetros pré-definidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade.
Na sequência, as principais armadilhas, assim como o efeito que estes motivos causam ao projeto, a causa raiz dosmesmos e, por fim, sugestões para evitarmos estas armadilhas.

ARMADILHA 1

Alterações no escopo do projeto. Estas modificações acontecem por diferentes motivos, como por exemplo: percepção de que a configuração encomendada para o produto ou serviço não tem mais tanto interesse no mercado, quando comparada ao interesse que tinha na época em que o projeto foi idealizado.
Efeito: Necessidade derevisão parcial e, em alguns casos, total do projeto que não raro provoca desmotivação da equipe envolvida, não cumprimento do cronograma, “estouro” no orçamento e insatisfação dos stakeholders.
Causa Raiz: Falta de uma análise mais criteriosa na ocasião da matrícula do projeto provocada muitas vezes pela ansiedade de disparar um projeto o mais rápido possível e, consequentemente, preencher umalacuna visualizada como grande oportunidade de negócios.
Ação Corretiva Proposta: Adotar a prática de que toda e qualquer alteração do escopo do projeto deve ser formalmente apresentada e aprovada pelos mesmos aprovadores do termo de abertura do projeto antes de ser considerada como válida.
De posse desta alteração aprovada os reflexos desta alteração devem ser avaliados, declarados formalmente,novamente aprovados e devidamente comunicados para evitar mal entendidos e maiores frustrações ao longo do projeto.
Da gestão do escopo sabe-se que um dos processos mais importantes do gerenciamento de projetos é o controle do escopo através de sistemáticas revisões (CARVALHO, 2008).
Outro aspecto da relevância deste motivo de atraso é que o primeiro processo do gerenciamento do tempo é justamente a“Definição das Atividades” (PMI, 2008).
Assim com a alteração do escopo, alteram-se as atividades e diante disto a regra é simples: em caso de mudança do escopo os prazos e os custos também devem ser revistos (HELDMAN, 2009).

ARMADILHA 2

O tempo entre a conclusão do planejamento/orçamentação do projeto e a aprovação para o início da execução é longo e este período “morto” acabacomprometendo o tempo total de conclusão do projeto.
Efeito: Cria-se uma falsa impressão de que a metodologia de gerenciamento de projeto prejudica a velocidade do projeto.
Causa Raiz: Falta de maturidade organizacional capaz de avaliar o impacto negativo que a postergação da tomada de decisão para o início do projeto, promovida por cada aprovador em particular, acaba resultando na duração global do ciclode aprovação (LEACH, 2000).
Ação Corretiva Proposta: Trabalhar o “Senso de Urgência” de todos os envolvidos fazendo com que o assunto avaliar/aprovar execuções de projeto seja prioritário. A sugestão é que a alta administração aja desta forma para servir de exemplo e também declare o valor que ela, a alta administração, dá em relação a este comportamento a todos os colaboradores que aprovam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Por que os projetos atrasam?
  • Porque os projetos fracassam
  • Porque projetos de ti falham?
  • porque os projetos fracassam
  • Porque projetos de TI falham
  • Porque as empresa falham nos projetos
  • Porque investr no gerenciamento de projetos?
  • Análise do texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!