Porque para marx o capitalismo é transitório

Páginas: 2 (368 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2012
Para Marx, o capitalismo é um modo de produção transitório sujeito a crises econômicas cíclicas que deve ceder lugar ao socialismo.
Marx tentou demonstrar que no capitalismo sempre haveriainjustiça social e que o único jeito de uma pessoa ficar rica e ampliar sua fortuna seria explorando os trabalhadores. Ou seja, o capitalismo, de acordo com Marx, é selvagem pois o operário produz mais para oseu patrão do que o seu próprio custo para a sociedade. O capitalismo se apresenta necessariamente como um regime econômico de exploração, sendo a mais-valia a lei fundamental do sistema.
Amais-valia é constituída pela diferença entre o preço pelo qual o empresário compra a força de trabalho (6 horas) e o preço pelo qual ele vende o resultado.
No capitalismo a classe burguesa lucra com oproletariado desde o momento em que o contrata para trabalhar em suas empresas até a hora de receber o retorno do dinheiro que lhe pagou por seu trabalho. Para Marx somente com a queda da burguesia serápossível a ascensão dos trabalhadores

-O trabalho nas fábricas consistia em que as tarefas executadas eram monótonas, enfadonhas e cansativas, repetitivas e sem criatividade para o trabalhadorque as executava. Os trabalhadores das fábricas não tinham o domínio de todas as técnicas de construção do produto a ser comercializado e também não eram donos dos meios de produção, ocorrendo no casofabril a alienação do trabalho, diferentemente dos trabalhadores artesanais onde o artesão sabia executar todo o processo e podia ter o produto final.
Marx chama de alienação do trabalho é o fatode o trabalhador não se enxergar na mercadoria que ele mesmo produziu, ou seja, o trabalhador é separado do produto final de seu trabalho.
O que mantém esse processo de alienação é primeiramente ofato de o capitalista possuir os meios de produção, a propriedade privada dos meios de produção. E segundo: como o trabalhador não possui seus próprios meios de produção, ele precisa vender a única...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marx e o capitalismo
  • Mais marx do que capitalismo
  • O capitalismo segundo Karl Marx
  • Crítica de marx ao capitalismo
  • Mais-valia de Marx e o capitalismo
  • Marx e o "Espirito do Capitalismo"
  • O Método de Analise do Capitalismo em Marx
  • Capitalismo por Karl Marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!